Cotidiano | 27/01/2026 | Atualizado em: 27/01/26 ás 11:44

Afinal, a cobra caninana é mesmo perigosa? Biólogo de Jaraguá responde e alerta

PUBLICIDADE
Afinal, a cobra caninana é mesmo perigosa? Biólogo de Jaraguá responde e alerta

Foto: Reprodução/Instagram @biologo.giba

Nos últimos meses, moradores da cidade têm se assustado com a presença de serpentes diversas – e principalmente do tipo caninana – em quintais, garagens e até dentro de casa. Grandes, rápidas e com um visual que impõe respeito, essas cobras geram dúvidas e medos. Mas será que elas são mesmo perigosas? Um biólogo da cidade esclarece tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Segundo o biólogo Gilberto Duwe, o aumento de aparições da caninana tem relação com a busca natural por alimento.

“Elas estão atrás de ratos, filhotes de passarinho e outros pequenos animais. E como esses bichos também estão próximos das casas, é normal que as cobras também se aproximem”, explica.

Não se trata de uma invasão ou de risco crescente para a população, mas sim de um comportamento natural desses animais em ambientes urbanos.

Close do rosto de uma cobra caninana em ambiente natural com troncos de árvore
Foto: Instituto Butantan/Divulgação

Elas são venenosas ou perigosas?

A resposta é direta: não. A caninana é uma serpente não peçonhenta, ou seja, não possui veneno. Apesar de sua aparência impressionante e comportamento ágil, ela não representa perigo direto à vida humana.

Segundo o biólogo, essas cobras não são domesticadas e podem reagir de forma defensiva se forem ameaçadas. “Não é uma questão de coragem para lidar com elas. É técnica, respeito e manejo correto.”

O que fazer se encontrar uma caninana?

Se você encontrar uma dessas serpentes em casa ou nas proximidades, a orientação é: não tente capturar o animal por conta própria. O correto é acionar os bombeiros ou a Fujama para fazer o resgate com segurança.

Em um dos casos recentes, duas caninanas foram resgatadas em Jaraguá e soltas em uma área de mata preservada, distante de residências. “A gente quer que elas fiquem em paz, longe de confusão e em segurança”, afirmou o especialista durante a soltura.

Confira a explicação do especialista:

Como isso impacta sua vida?

Saber que a cobra caninana não é venenosa pode ajudar a reduzir o medo e prevenir acidentes. Entender o papel desses animais no equilíbrio ecológico é essencial para convivência com a natureza ao nosso redor. Em caso de encontro com uma serpente, manter a calma e chamar o resgate especializado é a melhor atitude para proteger você, sua família e o próprio animal.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Maria Eduarda Günther

Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br