Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.
Coluna: A festa da literatura
Dartagnan chegou elegante como sempre, com seu chapéu de plumas e sua espada. Foi o primeiro dos três mosqueteiros a entrar na festa. Cinderela entrou no salão meio preocupada, segurando o vestido e cuidando dos sapatinhos de cristal. Helena, acalorada, balançava o leque sem parar. A figura alta e magra…
04/06/2023
Dartagnan chegou elegante como sempre, com seu chapéu de plumas e sua espada. Foi o primeiro dos três mosqueteiros a entrar na festa. Cinderela entrou no salão meio preocupada, segurando o vestido e cuidando dos sapatinhos de cristal. Helena, acalorada, balançava o leque sem parar. A figura alta e magra de Dom Quixote apareceu como sempre dentro da armadura, com olhar perdido, como a procurar moinhos de vento. Ao seu lado, o fiel escudeiro Sancho Pança se admirava dos tipos estranhos e futuristas que encontrava. Foi logo atrás dos comes e bebes!
Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho, Pedrinho e o Visconde de Sabugosa entraram boquiabertos. Emília foi logo bisbilhotar o lugar e conferir a performance da orquestra. A Bela Adormecida circulava pelas mesas ainda bocejando, com a mão tampando os olhos pequenos, recém-acordada de um longo sono… O Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda arrancaram suspiros das damas e até das mais descoladas mulheres do século 21… Madame Bovary mal escondeu o espanto ao ficar frente à frente com Conan, o Bárbaro…
A Bela e a Fera dançavam uma valsa na pista lotada, assim como Mickey e Minnie. Peter Pan sobrevoou o recinto à procura de Wendy e dos Meninos da Terra do Nunca, enquanto o Capitão Gancho praguejava sem parar, atrás deles. O sultão estava cercado de suas odaliscas das Mil e Uma Noites. Já Ali Babá e os 40 ladrões se espalharam estrategicamente, de olho no que poderiam afanar enquanto os convidados se divertiam, distraídos… Harry Potter veio cercado de mistério, como sempre! Se esgueirando pelo jardim até o imenso portal está Sherlock Holmes, com sua capa xadrez e seu cachimbo, ao lado de Watson.
Dos quadrinhos, os primeiros a chegar foram Hagar, o Horrível, o Homem Aranha, o Super Homem e a Mulher Maravilha. Os Irmãos Karamazov pulavam e dançavam à moda dos cossacos. Iracema causou um Oh de admiração ao chegar como veio ao mundo, apenas coberta por penas, como Peri.
Personagens clássicos, modernos e contemporâneos da literatura saltaram das páginas dos livros e confraternizaram na mais exótica e bizarra festa que o mundo já viu! “Ah, como o universo da literatura é fascinante”, pensou Maria, enquanto acordava de um sonho mágico. Estava decidida a conferir as atrações da Feira do Livro.
……….
Integra a obra “Crônicas de Maria e outras tantas – Um olhar sobre Jaraguá do Sul”, lançada em julho de 2009. Na semana em que transcorrem as feiras de Joinville e de Lisboa (em que participei de evento on-line, dia 3 de junho), resgato esse texto para assinalar a importância da leitura.