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Coluna: A Moda Fazendo Cultura

A presença dos estudantes em projetos fora do ambiente de sala de aula representa uma oportunidade de ganho que vai além do aprendizado

08/12/2021

Por

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação

Coluna: A Moda Fazendo Cultura

A Educação Superior Unindo Moda e Cultura

Quando pensamos educação, muitas vezes nos limitamos a pensar sala de aula, professor na frente da turma, carteira enfileiradas, mas essa realidade é muito diferente quando ampliamos as possibilidades de ensino e aprendizagem. O SCMC, Santa Catarina Moda e Cultura é um exemplo dessas possibilidades, quando o ensino ultrapassa às quatro paredes de uma sala e as teorias centenárias.

Santa Catarina Moda e Cultura

Santa Catarina Moda e Cultura nasceu em 2005 da vontade dos empresários de desenvolver no estado competências para além da indústria. Um novo olhar para a moda foi o propósito que norteou esse movimento que hoje se fortalece como plataforma de inovação e conexão entre indústria, varejo, academia, estudantes e comunidade. De forma colaborativa a co-construída o SCMC se fortalece a cada ano.

Denim City São Paulo

Nesta missão o SCMC levou os alunos e professores do Moda Amanhã, que pela primeira vez, tiveram o encontro presencial depois de vários encontros online por meses. O SCMC organizou a ida a Denim City São Paulo na última semana de outubro, uma experiência que foi especial por várias razões além de toda programação. Um network que levou os alunos a desenvolverem no encontro presencial.

Representantes de Jaraguá do Sul no SCMC

Com desafios propostos por empresas do setor têxtil, os alunos do curso superior de Design de Moda da Faculdade SENAI Jaraguá do Sul participaram do projeto Moda Amanhã, sendo os representantes de nossa cidade no desafio.

Oportunidade de ganho que vai além do aprendizado

“Eles vivenciam o que o mercado espera de cada um como profissional, lhes dando a oportunidade de aplicarem o conhecimento adquirido durante o tempo de curso”, assinala Márcia Sotoriva. Um dos aspectos que a professora destaca é a motivação dos jovens ao se sentirem engajados em algo que poderá se tornar realidade como produto.

Experiência significativa

Para Paulo Saban, professor-orientador da turma que representa os estudantes no SCMC, a experiência é muito valiosa à formação e uma vitrine ao mercado de trabalho. “É muito significativo que eles sejam desafiados a propor soluções aos desafios reais que a indústria da moda lhes apresenta”, pontua.

Os representantes

No SCMC, Jaraguá do Sul esteve representado por Bruna Garcia Pereira, Caroline Andriele Milbratz, Fernanda Cristina de Oliveira, Rebeca Cristina de Oliveira e Willei Alexandre Cardoso, alunos do curso superior de Design de Moda da Faculdade SENAI. “Como estudante da última fase do curso, tenho a oportunidade de aplicar o que aprendi nos semestres anteriores da faculdade. Cada desafio trouxe um problema diferente, envolvendo questões como sustentabilidade na moda e branding”, diz Caroline.

Contato direto com a indústria

A aluna Rebeca Cristina de Oliveira também reconhece a importância da iniciativa de unir indústria e academia. “É ótimo ter esse contato direto com a indústria e conhecer o processo de grandes marcas Entender e apresentar soluções para cada desafio é trabalhoso, mas desperta o melhor em cada um da equipe. Estou adorando usar minha criatividade para desenvolver slides, vídeos e propostas inovadoras além do bônus de poder viajar para novos lugares e ter mentoria com pessoas que nos incentivam”, garante.

 

 

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