
Diz Murilo da Silva sobre a foto: “Essa (foto) vai para várias gerações que frequentaram o Salão Cristo Rei. Foi feita pouco tempo depois da inauguração (não tenho a data certa), mas nota-se que ainda existia a igreja velha (Santa Emília) nos fundos do salão. E, na lateral do prédio nenhuma construção. A minha cabeça delira com o que poderia estar acontecendo neste salão se não fosse demolido. Para mim, este foi um dos maiores crimes contra o patrimônio histórico de Jaraguá do Sul”. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Murilo da Silva).
CURIOSIDADES
- Os cupins causam no mundo todo um prejuízo de 10 bilhões de dólares. Enquanto uma colônia de formigas possui em torno de 100 mil membros, uma de cupins pode conter 5 milhões de insetos. Existem 2.800 espécies catalogadas em todo o mundo.
- As sociedades dos cupins são formadas por operários, soldados, reis e rainhas. Os operários e soldados são estéreis. Enquanto os primeiros auxiliam na manutenção do cupinzeiro e alimentação das ninfas, os segundos ajudam na sua segurança.
- Chamados de aleluias ou siriris, os cupins reprodutores costumam sair em revoada no início da primavera. Eles são normalmente vistos ao redor de lâmpadas acesas. Quando caem, perdem as asas e formam um casal que irá formar uma nova colônia.
- O prato predileto dos cupins é a celulose isso quer dizer que, além de madeira, eles apreciam bastante o papel. Enquanto nas cidades são considerados pragas por digerirem móveis e estruturas de madeira, nas florestas são uma benção por se alimentar de árvores mortas.
- As mandíbulas em forma de pinça dos soldados não servem para capturar possíveis presas ou se alimentar, mas para defender o cupinzeiro. Algumas espécies possuem veneno em suas cabeças. Uma rainha pode viver até 40 anos.
- O rei e a rainha são os únicos indivíduos do cupinzeiro que possuem olhos. Todos os demais cupins são cegos. Como não consegue se alimentar sozinha, a rainha depende o tempo inteiro das operárias para manter-se viva. O cupim rei consegue fecundar a rainha inúmeras vezes.
Conteúdos em alta

A inveja da boa pele foi o tema principal da campanha do Leite de Colônia em 1949: “Não artificialize a sua beleza, corrija as imperfeições da pele com Leite de Colônia”. O diálogo entre duas mulheres mostrava a preocupação com a cidade, principalmente diante da cobiça dos homens.

Ex-piloto de Fórmula 1, Maurício Gugelmin nasceu em Joinville no dia 20 de abril de 1963. Também disputou competições pela Fórmula Indy. Seu melhor resultado foi um terceiro lugar no GP do Brasil de 1989. Abandonou a carreira em 2003 para se dedicar, como empresário, à atividade de florestas plantadas. Entrou para a história como piloto tranquilo, ético, bom amigo e desapegado das coisas materiais. “Não seja o homem mais rico no cemitério”, dizia.