Colunas

Coluna: A Propósito

Acontecimento que marcaram a história

04/05/2023

Por

A Avenida Marechal Deodoro, Jaraguá do Sul, em 1947. À direita se pode ver o antigo da H. Jordan. Luiz Antônio Grubba comenta: “Prédio adquirido da H. Jourdan por Leopoldo João Grubba, posteriormente alugado para o Banco do Brasil S.A. Antes, o correspondente do Banco do Brasil, durante 34 anos, era Bernardo Grubba. Nos fundos do BB ficava a agência da Volkswagen e a casa de Leopoldo João Grubba”.

 

CURIOSIDADES

  • Existem mais de duas mil espécies de pulgas no mundo, mas apenas quatro são comuns nas áreas urbanas: pulga do cão, do gato, do rato e a do próprio homem. A conhecida pulga do gato é a responsável por 90% dos casos com cachorros.
  • As pulgas se reproduzem rapidamente, sendo que apenas uma delas pode originar outras três milhões em apenas dois meses se o ambiente estiver com temperatura favorável. Quando famintas atacam as pessoas se não houver cão ou gato por perto.
  • Quando as pulgas colocam os ovos, eles ficam no ambiente e eclodem sozinhos em no máximo 6 dias, gerando as larvas. Uma fêmea pode colocar até 2.000 ovos durante sua vida (por volta de 50 ovos por dia), e eles eclodem entre 2 dias até 2 semanas.
  • Na forma de pupas, elas se transformam em pulgas adultas em até 5 dias, se estiverem em condições adequadas. Caso contrário, podem ficar muito tempo (até 140 dias) no casulo até a hora correta de sair. Nessa fase elas são imunes à maioria dos produtos de limpeza.
  • Alguns animais são alérgicos à saliva da pulga. Nesses casos, uma simples picada pode causar sintomas de alergia: edema local com coceira, crostas e perda de pelo. São mais comuns lesões na cabeça, no pescoço e na base da cauda, esta última a mais comum em cães.
  • A pulga é capaz de pular a um metro de distância, o equivalente, em proporção de tamanho, a um humano saltar o comprimento de um campo de futebol. Além disso, uma pulga de 4 mm pode pular até 30 centímetros de altura.

 

FREEZER CÔNSUL

Um eletrodoméstico que, segundo a Consul (Joinville), tinha a função de freezer para manter os alimentos congelados, além de uma “conservadora” que, por meio do termostato duplo, mantinha a temperatura ideal dos alimentos, conforme o gosto do usuário. O título da campanha “Eu quero uma casa no campo”, fazia uma analogia à canção de Elis Regina.

 

HOJE: FLÁVIO MIGILIACCIO

Ator, produtor, diretor e roteirista, Flávio Migliaccio, nascido em Rio Bonito (SP) no dia 26 de agosto de 1934,  foi encontrado morto em seu sítio, na mesma cidade, em 4 de maio de 2020, aos 85 anos de idade. “Me desculpem, mas não deu mais. A velhice neste país é o caos como tudo aqui. Eu tive a impressão que foram 85 anos jogados fora num país como este”, escreveu Migliaccio. Que cometeu suicídio. Um de seus trabalhos mais conhecidos foi o seriado Shazan, Xerife & Cia.

Notícias relacionadas

x