Colunas

Coluna: A Propósito

Fatos que fizeram parte da história

04/11/2022

Em 1936, a “Frente Única por Jaraguá”, encabeçada por industriais, comerciantes e pelo diretor do principal jornal da região, acreditava numa vitória retumbante no primeiro pleito. José Bauer, ex-prefeito provisório, também encabeçou uma chapa, forte e independente, mas foram os integralistas que levaram a melhor. E com ampla vantagem. Elegeram o prefeito e mais cinco vereadores (de um total de sete possíveis): 1.610 votos para Leopoldo A. Gerent (integralistas), 574 para a “Frente Única por Jaraguá” e 342 votos para José Bauer.

 

CURIOSIDADES

  • Uma minhoca pode ter até 15 pares de corações, totalizando 30 corações. O número mínimo é de 2 pares para garantir que haja uma boa circulação de sangue por todo o seu organismo.
  • As minhocas gostam de água. Sem umidade, dificilmente haverá uma minhoca na terra. Podem se locomover mais rápido do que os caracóis, mas são mais lentas que as formigas.
  • Embora pareçam todas iguais, as minhocas também se dividem em raças, sendo que a mais comum sobrevive em vasos de plantas. Elas não enxergam, por isso vivem locais escuros,
  • Além de ajudarem na adubação, elas produzem cálcio, que são depositados no solo junto com sua secreção. Um terreno com muitas minhocas torna-se mais fértil, para a agricultura.
  • O leite ajuda as minhocas a se procriarem, é uma de suas comidas favoritas. Além do leite, as minhocas gostam de melancia, melão e restos de vegetais diversos que estão na natureza.
  • É comum o uso da minhoca como isca para a pesca. A parte arrebentada tem o poder de se regenerar. Em até duas minhocas quando cortada ao meio.

 

DESODORANTE TRINITY

Em 1975, um simpático polvo fêmea feita com recortes de papel ilustrou a campanha do desodorante feminino da marca Trinity: “O primeiro desodorante que protege a mulher, carinhosamente. Um produto voltado unicamente para elas, garantindo segurança nas transpirações.

 

HOJE/CARLOS MARIGHELA

Carlos Marighella, políticoescritor e guerrilheiro comunista marxista-leninista nasceu em Salvador no dia 5 de dezembro de 1911. Um dos principais organizadores da luta armada contra os governos militares (1964–1985), Marighella foi considerado o inimigo “número um” do regime. Foi cofundador da Ação Libertadora Nacional, organização de caráter revolucionário. Em 4 de novembro de 1969 foi assassinado por agentes do DOPS em São Paulo.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x