Colunas

Coluna: A transformação digital na Educação

Com crianças e adolescentes cada vez mais conectados, a educação precisou se voltar a novos recursos e ferramentas, com o apoio total da tecnologia.

27/10/2021

A Educação com nova roupagem

Com crianças e adolescentes cada vez mais conectados, a educação precisou se voltar a novos recursos e ferramentas, com o apoio total da tecnologia. Graças à nova onda de transformação digital e à tendência de um mundo cada vez mais conectado, recursos dinâmicos como vídeos, animações e conteúdos interativos contribuem para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo do que as metodologias de ensino tradicionais.

O papel da tecnologia na educação

Com a transformação digital cada vez mais forte na sociedade, os debates sobre o papel da tecnologia na educação tornam-se mais urgentes. A tecnologia pode (e deve) ser utilizada nas escolas para potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

Perfil dos estudantes de hoje

Os estudantes de hoje têm um perfil diferente, isso acontece porque as crianças e os adolescentes já crescem familiarizados com a tecnologia. Nesse sentido, para atrair a atenção deles na sala de aula, é importante utilizar ferramentas modernas.

Papel do professor

As novas tecnologias não substituem o papel do professor nas escolas. Portanto, os educadores precisam atuar para intermediar, de forma responsável e criativa, a relação entre os alunos e a tecnologia.

Alguns benefícios da tecnologia na educação são:

  • aulas mais interativas e dinâmicas;
  • incentivo à criatividade;
  • aproveitamento extraclasse;
  • aumento de produtividade por parte dos alunos.

Vantagem do ensino

Grande vantagem é a personalização do ensino. Uma vez que as ferramentas digitais são implementadas nas escolas, elas ajudam a identificar o perfil de cada aluno. Assim, os professores podem oferecer um aprendizado individualizado e personalizado, no ritmo do próprio estudante.

As novas tecnologias

As novas tecnologias auxiliam no desenvolvimento de diferentes competências e habilidades, como a cooperação, e preparam os alunos para o mercado de trabalho, que já faz novas exigências em função das mudanças proporcionadas pelo avanço tecnológico.

Por

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação

Notícias relacionadas

x