Colunas

Coluna: Antigo prédio cinema de Guaramirim

Eller Cristine Müller relata: “A foto registra um desfile na Rua 28 de Agosto.”

01/07/2022

Por

Coluna: Antigo prédio cinema de Guaramirim

Eller Cristine Müller relata:A foto registra um desfile na Rua 28 de Agosto. À direita está o prédio do antigo cinema de Guaramirim, ao lado da Celesc. A foto está sem data, possivelmente feita entre 1960 e1970. Nessa última década iniciou-se a pavimentação a paralelepípedos dessa rua (primeiro trecho entre a Igreja Senhor Bom Jesus e a estação ferroviária”). (Fonte: Antigamente em Guaramirim/arquivo histórico).

CURIOSIDADES

  • O milho é o único cereal nativo do mundo! A espiga de milho mais antiga do mundo foi encontrada na América Central há 9 mil anos. Os dados dizem que esse milho estava em regiões do México e da Guatemala.
  • Os Maias, Incas e Astecas já adotavam o uso do cereal em sua alimentação há, pelo menos, 5 mil anos antes de Cristo. Além disso, esses povos reverenciavam o cereal na arte e religião. A maior parte das atividades diárias eram ligadas ao cultivo.
  • Relatos históricos apontam que o navegador Cristóvão Colombo foi quem levou as primeiras sementes de milho para a Europa, e os portugueses para a Ásia. Por conta dessas sementes espalhadas pelo mundo, hoje existem diversas espécies de milho, com grande variedade de cor e formato dos grãos.
  • O desenvolvimento de espécies híbridas do milho, lá na segunda metade do século passado, foi o responsável pelo aumento da produtividade e qualidade do cereal. No Brasil, o cultivo se expandiu, especialmente nos estados da região Centro-Sul. Atualmente somos o 3° maior produtor de milho do mundo.
  • Cerca de 15% do milho produzido aqui no Brasil é direcionado para a alimentação humana. Pode parecer pouco, mas a maior parte do milho é direcionado para a nutrição animal, ou seja, mesmo que indiretamente, o milho se torna indispensável para garantir o fornecimento de outros alimentos.
  • O milho amarelinho é apenas uma das muitas possíveis cores que o cereal pode ter. O resultado do cruzamento de diversas espécies resulta em espigas de milho de diversas outras cores, como roxo, vermelho, azul e branco. Além dessas cores, podemos ter espigas coloridas, ou seja, com mais de uma cor, e as gem glass (gema de vidro).

Batom Zande

Em 1938, uma clássica campanha de produto voltado para mulheres com foco de algum benefício para encontrar o marido ideal para o resto da vida. Propaganda do Batom Zande, onde afirmavam: “Os moços de futuro, os que pensam numa esposa para boa companheira de toda a sua vida, gostam de uns lábios que denotam firmeza”.

Marina Ruy Barbosa

Marina Souza Ruy Barbosa nasceu na cidade do  Rio de Janeiro em 30 de junho de 1995. É atriz, modelo, escritora e empresária. Começou a atuar profissionalmente ainda criança, e fez seu primeiro trabalho de destaque em 2004, no papel de Aninha na telenovela Começar de Novo. É filha do fotógrafo Paulo Ruy Barbosa e da artista plástica Gioconda de Souza.

Notícias relacionadas

x