Colunas

Coluna: As “unidades avançadas”

Propõe a extinção das oito subprefeituras, criadas por Luiz Henrique da Silveira (MDB) quando prefeito, mas mantém as estruturas, com o nome de “unidades avançadas”

19/05/2022

Por

Nascido em Blumenau, 70 anos, 55 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Coluna: As “unidades avançadas”

Reforma administrativa do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo) deve provocar debates polêmicos na Câmara de Vereadores. Propõe a extinção das oito subprefeituras, criadas por Luiz Henrique da Silveira (MDB) quando prefeito, mas mantém as estruturas, com o nome de “unidades avançadas”. Como uma “agravante” visto o discurso do partido: a proposta cria cargos comissionados de livre nomeação do prefeito.

As secretarias regionais

Só para lembrar: em 2003, quando governador em primeiro mandato, Luiz Henrique da Silveira (MDB) criou 29 Secretarias Regionais de Desenvolvimento, baseado no modelo de Joinville. Uma delas em Jaraguá do Sul. Número ampliado para 35, por pressão de partidos aliados, cada uma com média de 12 e 20 servidores, com custo global em torno de R$ 50 milhões/ano.

O desmonte das agências

As SDRS não tinham autonomia, eram cotas políticas de partidos aliados. Orçamentos só para pagar aluguéis, salários, luz, água, combustível, etc. Em 2015, Raimundo Colombo (PSD) mudou o nome para Agências do Desenvolvimento Regional. O desmonte começou em 2018, com Pinho Moreira (MDB). E definitivamente extintas por Carlos Moisés (Republicanos).

Eleições

  • Em Florianópolis há mais ruídos pelos lados da Casa D’Agronômica, residência oficial do governador Carlos Moisés (Republicano). Ventos que sopram de lá apontam para uma possível reunião do chefe do Executivo com deputados e prefeitos do MDB na próxima terça-feira (24).
  • No PSD, Raimundo Colombo vai para o Senado. O PSD apoiará Gean Loureiro (União Brasil) a governador. Colombo foi eleito senador em 2006 (1.734.794 de votos) mas renunciou em 2010 quando se elegeu governador já em primeiro turno, com 1.815.304 de votos.
  • Por extensão, PSD e União Brasil devem formar um novo bloco parlamentar (oito deputados) na Assembleia Legislativa em defesa de interesses comuns, abrindo bons espaços para manifestações de cunho eleitoral. São quatro do PSD e outros quatro do União Brasil.
  • Promotor Odair Tramontin (Novo/Blumenau) abriu sua agenda de roteiros como candidato a governador. Começou por Florianópolis e região, prestigiando o lançamento de candidaturas proporcionais do partido. Candidato a prefeito de Blumenau em 2020, fez 22.846 votos.
  • Vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) chega amanhã (20) em Florianópolis. Candidato a senador pelo Rio Grande do Sul, reúne-se com republicanos e o governador Carlos Moisés, que esteve com ele em Brasília há poucos dias. Faz palestras e viaja segunda-feira (23).
  • Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina registra a emissão de 73,2 mil novos títulos eleitorais para jovens com idades entre 16 e 17 anos. Esse contingente de novos eleitores é festejado pela esquerda e motivo de preocupação para a direita conservadora.

Frente define prazo

A Frente Democrática, integrada pelo PDT, PSB, PT, PSOL, PV, PCdoB, Rede Sustentabilidade e Solidariedade, deve definir até 31 de maio uma chapa para disputar o governo do Estado e um nome ao Senado. O prazo foi estabelecido pelos líderes das legendas. Ainda longe de pretendida unanimidade, como cabeças de chapa aparecem Décio Lima (PT) e Dario Berger (PSB). Os nomes vão passar pelo aval da Lula da Silva, que virá a SC no final do mês.

PSOL contra Berger

Mas, embora a filiação de Berger ao PSB tenha a assinatura de Lula, que também abonou a ficha do ex-tucano Geraldo Alckmin, que será seu vice, a executiva estadual do PSOL abomina uma aproximação do PT com Dario Berger (PSB). Também exige a vaga de senador para apoiar o PT. Em 2018 o candidato a governador pelo PSOL, Leonel Camasão, fez 72 mil votos.

Notícias relacionadas

x