Colunas

Coluna: “Casa São Pedro” em frente à estação rodoviária de Guaramirim

“Nossa casa e comércio em frente a estação ferroviária. “Casa São Pedro” e, ao lado, a loja de roupas do meu irmão Osmar e sua esposa Leonora”, comenta Nivea Maria Klein Keunecke na foto postada por Militino Bertholdi

13/05/2022

Por

Coluna: “Casa São Pedro” em frente à estação rodoviária de Guaramirim

Nivea Maria Klein Keunecke comenta a foto postada por Militino Bertholdi: “Nossa casa e comércio em frente a estação ferroviária. “Casa São Pedro” e, ao lado, a loja de roupas do meu irmão Osmar e sua esposa Leonora. A Leonora costurava com muito capricho vestidinhos para meninas e outras roupas. Em frente à estação também era o ponto onde se concentravam os ônibus que circulavam para o interior do município. Geralmente aguardavam os passageiros que chegavam de trem. Assim que o trem ou litorina e ônibus seguiam viagem, tudo voltava a calmaria! (Fonte: Antigamente em Guaramirim).

Curiosidades

  • Em todo o mundo existem mais de 11.000 espécies de aves. Um pássaro consegue quebrar a casca do ovo quando nasce porque ele vem com um dente especial próprio para isso. O filhote leva dois dias para quebrar a casca o ovo, depois disso ele perde este dente.
  • A América do Sul é o continente que abriga a maior diversidade de aves, sendo que cerca de 1.800 espécies ocorrem no Brasil. A maior parte das aves é ativa durante o dia, geralmente nas primeiras horas da manhã e ao final da tarde.
  • O Condor é a maior ave de rapina do mundo. Suas asas podem medir três metros de uma ponta a outra. Um avestruz tem o mesmo tamanho de um camelo – 1,80 a 2,50 metros de altura. E pode viver até 50 anos, enquanto que a arara vive até os 60 anos.
  • Você sabia que o vocabulário dos papagaios treinados não passa de 20 palavras? As corujas e os mochos podem enxergar no escuro quase como se fosse de dia. Seus olhos grandes são adaptados à escuridão da noite.
  • Alguns beija-flores podem voar até 150km/h. Os ossos das aves são ocos e extremamente leves, possibilitando que seus voos sejam feitos livremente. Os ovos da galinha são os mais consumidos porque é uma das espécies mais produtivas, capa de pôr 300 ovos por ano.
  • Além dos morcegos, as aves são o único grupo de vertebrados capazes de voar livremente. O bico das aves é córneo, ou seja, constituído por osso e recoberto por queratina. As andorinhas do mar podem voar cerca de 25 mil quilômetros, ida e volta, entre o Oceano Ártico e os pampas argentinos.

Nova câmera de cores da Kodak

Uma linha de câmeras fotográficas coloridas eram promovidas nas páginas de revistas em 1987. “Sport é a nova câmera de cores da Kodak. O texto era voltado para o público masculino: “Com ela você pega a gatinha…”. Além e ser uma câmera compacta, tinha um flash embutido.

 Didi meio campista da Seleção

Waldir Pereira, o famoso Didi, meio de campo da Seleção Brasileira em três Copas do Mundo (1954, 1958 e 1962) morreu no dia 12 de maio de 2011, aos 72 anos, de câncer. Também foi o treinador da seleção do Peru na Copa de 1970 no México, do Fluminense e Botafogo, onde também foi jogador de destaque.

Notícias relacionadas

x