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Coluna: Consumir carboidrato à noite engorda?

Mito ou verdade: consumir carboidrato à noite engorda?

Nutricionista (CRN10 8435)

Coluna: Consumir carboidrato à noite engorda?

É comum o questionamento de pacientes que iniciaram uma dieta por conta própria e acabaram cortando o carboidrato à noite por acharem que isso engorda. Mas será que o consumo do carboidrato à noite será responsável pelo seu aumento de peso?

O carboidrato é sempre visto como um vilão, mas o que muitos não sabem é que ele é necessário para um bom funcionamento do organismo, sendo considerado sua principal fonte de energia, principalmente para o cérebro. Além disso, ele tem a função de preservar a massa muscular através do fornecimento de energia aos músculos. Encontramos o carboidrato nos pães, biscoitos, hortaliças, legumes, batata, aipim, inhame, cereais (arroz, farinha, aveia, macarrão), frutas e leguminosas como feijão, lentilha e no grão-de-bico. Cada um grama de carboidrato fornece 4 Kcal às células do corpo. A quantidade total de carboidrato que deve ser consumida vai depender do seu objetivo, mas de forma geral a dieta deve ser composta de 50 a 60 % de carboidrato.
Uma dieta equilibrada em carboidratos, proteínas e gorduras, fará com que seu corpo funcione de uma forma correta, sem contar que a perda de peso ocorre quando temos um deficit calórico, ou seja, quando consumimos menos calorias do que gastamos.

Pensando dessa forma, o horário que você incluir o carboidrato não faz diferença, sendo mais importante controlar a quantidade ingerida no decorrer do seu dia.
Existem carboidratos que apresentam um alto índice glicêmico como o contido no pão francês, no arroz branco, no macarrão e nos doces, os quais são absorvidos rapidamente e transformados em açúcar gerando um pico de insulina no sangue, hormônio ligado ao acúmulo de gordura e outros problemas. O consumo excessivo desse tipo de carboidrato pode levar a doenças metabólicas como obesidade e diabetes, além de agravar o risco de doenças cardiovasculares e inflamatórias.

Em resumo, todos temos uma quantidade de carboidratos que podemos consumir durante o decorrer do dia e isso varia de pessoa para pessoa e de acordo com o sexo, idade, altura e demais fatores a serem avaliados por um profissional da área. Se na parte da noite você ainda não tiver consumido sua quantidade ideal não terá problema algum consumir o carboidrato. Então, não pense que tirando o carboidrato à noite ou da sua dieta fará você emagrecer, pois a falta dele pode causar irritabilidade, fraqueza, sonolência, mau hálito. Além disso, a ingestão noturna de carboidratos integrais pode até influenciar positivamente o sono, pois eles contribuem para a produção de serotonina, hormônio relacionado ao prazer e ao bem-estar. Então, em vez de cortar totalmente o carboidrato ou não consumi-lo em determinados períodos do dia, consuma-o em porções menores e de preferência para os carboidratos integrais como frutas, legumes, verduras, farinha integral, aveia, granola sem açúcar, linhaça e chia.

Para maiores informações entre em contato através do e-mail: fernandasilvestri@hotmail.com.

Atenção: esse conteúdo é de caráter informativo. Isso não substitui um acompanhamento com profissional Nutricionista.

 

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