Geral

“Coluna da Vitória” passa por Jaraguá do Sul e faz homenagens

A data de 8 de maio foi escolhida como o Dia da Vitória dos aliados contra o nazifascismo na Europa

10/05/2022

Por

“Coluna da Vitória” passa por Jaraguá do Sul e faz homenagens

Divulgação

Há 77 anos, a fundamental participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) encerrou o maior conflito da história, a 2ª Guerra Mundial (1939–1945). A data de 8 de maio foi então escolhida como o Dia da Vitória dos aliados contra o nazifascismo na Europa.

Em homenagem aos heróis Expedicionários de Santa Catarina, que combateram e venceram na Itália, no dia 7 de maio, sábado, foi realizada a “Coluna da Vitória”, um comboio com cerca de 60 viaturas, reunindo veículos de colecionadores, como jipes, caminhões, caminhonetes e motocicletas utilizadas pela FEB integrada ao 5º Exército Americano.

Os veículos desfilaram pelas ruas de Blumenau, Timbó, Rio dos Cedros, Jaraguá do Sul e Joinville. Foram 160 km de deslocamento por esses municípios, chamando a atenção do público pela movimentação das viaturas de variadas marcas e modelos.

Em Jaraguá do Sul, o comboio e as homenagens aconteceram defronte o Museu da Paz, na Getúlio Vargas. O Museu da Paz recebeu certificado da “Coluna da Vitória” por meio do comando Anjo da Guarda e da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, seção regional de Joinville.

Daquela Associação estava presente o soldado veterano FEB, José Bernardino Coelho, que reside em Balneário Camboriú, com 101 anos, que veio homenagear seu colega de farda, o soldado veterano FEB 9.692, Carlos Walter Hertel, de Jaraguá do Sul, que completa 100 anos em dezembro.

Houve também o depósito de uma coroa de flores aos pés do Monumento ao Expedicionário, homenageando a todos os veteranos que foram à Itália lutar contra o nazifascismo. De Jaraguá a “Coluna da Vitória” foi para Joinville, onde o 3º Sargento veterano Menott Nunes também recebeu homenagens.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x