Coluna: Escolas “a todo vapor”
A responsabilidade com a volta às aulas é de todos os envolvidos nesse processo. Se cada família, e cada menbro da comunidade escolar fizer sua parte, todos ganham.
“Na pandemia, 80 mil deixaram a Escola”, UNICEF, Brasil.
“Nesta volta às aulas, é urgente ir atrás de quem deixou a escola ou não conseguiu aprender na pandemia”, alerta UNICEF. A pandemia ampliou desigualdades na educação, excluindo os mais vulneráveis. Desde o início de 2020, Busca Ativa Escolar encontrou e rematriculou mais de 80 mil crianças e adolescentes que estavam fora da escola no Brasil.
Grandes impactos do fechamento das escolas
Nos próximos dias, crianças e adolescentes de todo o Brasil volta à escola para um novo ano letivo. Nesta volta às aulas, o UNICEF alerta para a urgência de ir atrás de quem abandonou a escola, ou não conseguiu aprender adequadamente na pandemia. Estudos confirmam os grandes impactos do fechamento das escolas na vida de meninas e meninos, em especial aqueles em situação mais vulnerável. Reverter esse cenário só é possível com estratégias voltadas ao acesso à escola, à permanência dos estudantes nela e à retomada da aprendizagem.
A pandemia escancarou a desigualdade na Educação
Desde o início da pandemia, o UNICEF vem alertando para o aumento da exclusão escolar em todo o mundo. No Brasil, em novembro de 2020, já havia mais de 5 milhões de meninas e meninos sem acesso à educação – número semelhante ao que o País tinha no início dos anos 2000. Crianças de 6 a 10 anos já eram as mais afetadas pela exclusão escolar na pandemia, impactando seus processos de alfabetização, e trazendo consequências negativas por muitos anos.
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A importância da escola
“A pandemia deixou ainda mais clara a importância da escola, e das aulas presenciais, para garantir a educação, a saúde mental, a nutrição e a proteção de meninas e meninos contra a violência. Sabemos que os estudantes mais vulneráveis foram os que menos puderam aprender nesses últimos anos, e muitos abandonaram os estudos. É urgente, então, ir atrás de cada um, e investir para poderem voltar para a escola, recuperar as perdas de aprendizagem e avançar”, ressalta Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.
SC volta 100% com as aulas presenciais
A volta às aulas com o avanço da variante ômicron exigirá cuidados significativos na prevenção, assim com a vacinação poderá ocasionar uma segurança no combate a contaminação, no sentido que, ao se contaminarem após a vacinação, as reações estendem a serem mais brandas.
Claudio Piotto
Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação