Colunas

Coluna: Foto do jogo entre Atlético de São Francisco do Sul X Baependi em 1950

Entre as pessoas fotografadas está o ex-governador Irineu Bornhausen (1951/1956), terceiro da esquerda para a direita

07/01/2022

Por

Coluna: Foto do jogo entre Atlético de São Francisco do Sul X Baependi em 1950

Rolli Bruch descreve a foto que ele mesmo fez: “O ano é 1950, primeira foto de minha autoria depois de, com dificuldades, conseguir adquirir uma máquina fotográfica 3 X 4 no antigo Foto Loss. Os personagens da foto, devidamente nominadas, foram clicadas no início de um jogo, no antigo campo do Baependi, na Jorge Czerniewicz, do então campeão catarinense, Atlético de São Francisco do Sul X Baependi”. E, acrescente-se, entre as pessoas fotografadas está o ex-governador Irineu Bornhausen (1951/1956), terceiro da esquerda para a direita.  Ao lado dele o ex-prefeito Arthur Müller. O primeiro da direita para esquerda é Escanda Mattar, craque do Atlético, que morreu em dezembro de 2004, aos 90 anos de idade.

(Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul).

CURIOSIDADES

  • Nós, brasileiros, consumimos até dez vezes menos sorvetes do que a Noruega, um país de clima frio. A sorveteria mais conhecida nos quatro cantos do mundo é a Gelateria di Piazza, localizada na Toscana, Itália.
  • O sorvete era comido no pão pelos imigrantes que chegaram nos EUA, no início do século. Naquela época, o sorvete era comparado com manteiga gelada. O famoso Sundae foi criado nos Estados Unidos, e recebeu esse nome porque era vendido apenas nos domingos.
  • O sorvete com sabores tropicais (manga, pitanga, jabuticaba, carambola, caju e coco) são invenções genuinamente brasileiras. O maior produtor de sorvetes ainda é o Estados Unidos, em seguida vem a China, Canadá, Itália e Austrália.
  • Já os maiores consumidores estão na Nova Zelândia. A Banana Split também foi inventada nos Estados Unidos, porém, surgiu pelas mãos do aprendiz de farmacêutico David Strickle, em 1904. É servido com uma banana cortada ao meio e sobre ela três bolas de sorvete.
  • No Brasil, os cariocas foram os primeiros a experimentar a delícia gelada que vinha ganhando o mundo. Em 1834, o navio americano Madagascar, vindo de Boston, aportou na cidade do Rio de Janeiro com cerca de 200 toneladas de gelo em blocos. Para fazer sorvete, claro.

 Barbeador elétrico Arno

“Isso de ter barba grossa, fina, rala ou cerrada, deixou de ser problema com o novo barbeador Elétrico Arno. Assim era anunciada a novidade no final dos anos 50 para facilitar a vida dos homens na rotina de aparar a barba. A campanha enaltecia as qualidades do produto, com algumas particularidades e facilitadores.

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido receberia a visita de “alguns magos do oriente” (Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.

Hoje é o aniversário de fundação de Criciúma, em 1880 (141 anos).

Notícias relacionadas

x