Colunas

Coluna: Koosla – Coleslaw!!!

Esse prato apareceu lá pelo fim do século dezoito, porque, precisava esperar criarem a maionese. Cole Slaw é, literalmente, Salada de Repolho.

04/12/2021

Por

Coluna: Koosla – Coleslaw!!!

Ilustrativa

Quente! Quente! Quente!
Jaraguá  , no verão, faz as vezes da sala de espera do inferno, né?
A gente fica meio “arriada” de tanto calor. Não quer passar horas no fogão, muito menos uma comida pesada.
Então, nada melhor que ,tirar do fundo do baú, uma daquelas receitas históricas e, essa ainda tem a vantagem do baixo custo.
Eu sempre falo das receitas italianas  , mas hoje dou o braço a torcer aos holandeses. Mesmo sabendo que os romanos faziam salada de repolho picado e serviam com ovos e vinagre. Mais ou menos como minha tia Valcy Caglioni faz até hoje.
Esse prato apareceu lá pelo fim do século dezoito, porque, precisava esperar criarem a maionese.
Coleslaw é, literalmente, Salada de Repolho.
O que pega são os Historiadores Alimentares – é, pasmem! Habemos especialistas na nossa Cultura. Deus os abençoe!
Então, continuando, todos nós sabemos que foram os colonos holandeses que fundaram New York, por conta disso , Koolsa ( repolho ) e Sla ( salada ) é uma delícia muito apreciada por lá. Até pela nostalgia histórica e saudades da vovó e seus repolhos plantados às margens do rio Hudson.
Depois de todas essas linhas, que tendem a aumentar conforme avanço em anos, finalmente vai aí a receitinha que combina muito com aves de Natal ou um gordo hamburguer
Coleslaw!
INGREDIENTES
  • 1 repolho verde pequeno (ou ½ grande)
  • 1 cenoura
  • ½ xícara (chá) de uvas-passas brancas
  • ½ xícara (chá) de maionese caseira
  • ¼ de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • 1 ½ colher (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de sal
MODO DE PREPARO:
Corte o repolho ao meio e, com um fatiador de legumes (ou mandolim), corte as metades em fatias finas. Transfira para um escorredor e lave bem sob água corrente.
Coloque o escorredor sobre uma tigela, tempere o repolho com o sal, o açúcar e misture bem. Deixe descansar por 10 minutos enquanto separa o restante dos ingredientes – assim o repolho libera o excesso de água e fica mais macio.
Enquanto isso, separe os outros ingredientes. Descasque, passe a cenoura na parte grossa do ralador e transfira para uma tigela.
Passados os 10 minutos, pressione o repolho com as mãos para escorrer bem e junte à cenoura. Acrescente a maionese, o vinagre, as uvas-passas e misture bem. Prove e, se necessário, tempere com mais sal. Sirva a seguir.
OBS: se preferir, prepare a salada com antecedência e mantenha na geladeira até a hora de servir, ela fica ainda mais gostosa.

Notícias relacionadas

x