Colunas

Coluna: O relinchar do Pavão

Somos sabedores que o pavão não relincha, mas no movimento populista, se o líder assim o proclamar, o pavão irá relinchar. Hoje uma breve reflexão sobre a importância do saber e do conhecimento, não podemos ser intelectuais de internet.

27/04/2022

A farsa

O farsante é aquele sujeito que agrada a todos, geralmente falante, cheio de ideias, promessas, um salvador em pessoa. Evidente que não podemos estereotipar ou generalizar, geralmente o farsante consegue, como um hipnotizador, fazer com que todos se curvem aos seus dons, as suas promessas de cura e melhores condições a quem o ouve. Não distante desse fenômeno temos os populistas, esses são cruéis e malfeitores.

Populista

Começo chamando de maléfico, esse fenômeno surgido para criar ídolos políticos é das mais perigosas artimanhas do mal, pois consegue arregimentar com cegueira coletiva um número significativo de pessoas, geralmente menos afortunadas, quanto partilhado dos afortunados é por interesses diferentes. A desinformação e as ameaças de supostos acontecimentos servem de combustível para manutenção e proliferação desse fenômeno de contaminação social. Na história da humanidade, todo populismo gerou o caos antes de cair, a verdade é que todos caem, mesmo que o estrago feito tenha sido grande. Às vezes usam “palanques” ao invés de “puleiros”.

Escola x Aprendizado

Infelizmente a escola muitas vezes é usada para palanque da politicagem, não digo sobre discursos e discussões políticas, que ocorrem nas salas de aula. Digo dos discursos ignóbeis proferidos em outros locais, que não a escola, onde seres medíocres palanqueiam e esbravejam como feras enjauladas contra os aprendizados da escola, como amebas que acreditam ser serpentes. Na história tudo passa, assim como na política, o que hoje é verdade amanhã depende do que se ganha, e a verdade? Fica para os hipnotizados.

Herói é coisa de cinema

Essa frase do interior do Brasil nos diz que, “bom se assim fosse”, ou seja, pode fazer ou seguir qualquer superstição que acredite, nada mudará se você não mudar ou fazer para que tudo aconteça diferentemente. A esperança que o outro faça por você é algum muito comum para as pessoas que não tem interesse e nem energias para realizar sua transformação ou mudança. Nada mudará!

Lute pelo coletivo e colha para você

A vida é uma dádiva a ser respeitada para podermos viver em comunidade, restabelecer o respeito, as diferenças, não tirar direito das minorias, não propagar mentiras ou crenças de ódio, são gestos que lhe darão muitas conquistas na vida, são ações reais para deixar seu mundo melhor.

A história é cíclica

A importância do senso comunitário é uma das mais importantes ações necessárias para que para termos tranquilidade em nosso país. Enquanto o egocentrismo prevalecer nas atitudes, dificilmente conseguiremos retornar as rotinas normais de outrora. As mudanças morais, nesse momento, é o mais necessário para retomarmos uma normalidade.

Por

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação

Notícias relacionadas

x