Colunas

Coluna: Obras serão suspensas

Empreiteiras e o Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte acertaram pausa de doze dias nas obras de duplicação das BRS-280 e 470.

22/12/2021

Por

Nascido em Blumenau, 70 anos, 55 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Coluna: Obras serão suspensas

Ilustrativa

Empreiteiras e o Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte acertaram pausa de doze dias nas obras de duplicação das BRS-280 e 470. Os canteiros de obras começam a ser desmobilizados hoje (22), com retorno previsto para 4 de janeiro e só os serviços fora das pistas serão mantidos.

Isso porque, para este período, está previsto um fluxo extraordinário de veículos de cidades do interior do Estado em direção ao litoral, o que deve provocar homéricos congestionamentos em quase toda a extensão da já obsoleta BR-101 em alguns horários.

Prevendo o pior

Espera-se um verdadeiro caos na mobilidade de veículos de todo tipo, até maior que registros de anos passados. É reflexo direto das medidas restritivas implantadas por conta da pandemia da Covid 19, em 2019 e 2020, restringindo a circulação de pessoas e incluindo as praias.

Que, agora, estão superlotadas novamente. O que é muito bom para os setores de turismo- hotelaria e gastronomia, principalmente-, destroçados economicamente, provocando desemprego em larga escala e prejuízos, também, para outros setores de consumo.

Manguezais & caranguejos

Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa aprovou projeto do deputado Ivan Naatz (PL) proibindo a captura e comercialização, em qualquer época do ano, do caranguejo-uçá.

Alegando que a espécie é essencial para o equilíbrio ecológico dos manguezais. E quem vai lá no mangue fiscalizar? O deputado? Até porque o projeto nada diz sobre isso.

Nada confirmado

Ainda sem confirmação a vinda do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Santa Catarina pela 11ª vez, para alguns dias de férias em São Francisco do Sul, a partir de 27 de dezembro, como já o fez no ano passado. Para o ato de formatura da Polícia Rodoviária Federal (1.600 alunos), em Florianópolis e que acontece hoje (22), ele não virá.

Farinha pouca…

Ou nos unimos para mudar essa dura realidade, ou seguiremos no fim da fila de Brasília”. O discurso é do senador Dario Berger, ainda no MDB, mas negociando candidatura a governador com o PSB, sobre pífios investimento federais em Santa Catarina comparado ao que a União arrecada por aqui.

Só para lembrar e corrigindo informação da coluna ontem (21): Berger votou a favor do Fundão Eleitoral de R$ 5,7 bilhões para as eleições de 2022.

Túnel subaquático

O Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento poderá financiar empréstimo da ordem de US$ 200 milhões para a construção de um túnel subaquático ligando Itajaí a Navegantes, substituindo o precário serviço de ferry boat existente há décadas.

Com intermináveis filas de espera para embarque. A estrutura será gerenciada por concessionária vencedora de licitação, mas tudo ainda depende de aval do Ministério da Economia.

Investindo em mobilidade

O projeto de mobilidade prevê, ainda, transporte integrado de passageiros ligando os 11 municípios da região da Foz do Rio Itajaí-Açu, com faixas exclusivas para ônibus elétricos.

Aliás, a integração do transporte intermunicipal aqui no Vale do Itapocu tem sido assunto, há anos, em campanhas eleitorais. Mas fica nisso. Até porque o sistema existente é de quase um monopólio. E, sendo assim, fica o dito pelo não dito.

Notícias relacionadas

x