Colunas

Coluna: Política & Políticos – As mulheres de Jorginho

Fique por dentro dos principais acontecimentos da política catarinense

04/01/2023

O primeiro escalão do governo de Jorginho Mello (PL), com 23 pastas, tem seis mulheres comandando secretarias: Saúde, secretaria-geral de Governo, Ação Social, Mulher e Família, Articulação Nacional, Perita-Geral da Polícia Científica e Fundação Educacional Catarinense. No segundo mandato (2015/2018), o ex-governador Raimundo Colombo eram apenas duas à frente das secretarias de Justiça e Cidadania e Assistência Social, Trabalho e Habitação.

As mulheres do PT
Proporcionalmente, o secretariado feminino de Jorginho Mello representa mais que as 11 mulheres empossadas agora no governo Lula da Silva (PT), com 37 ministérios. Nos dois mandatos anteriores de Lula (2003/2010) só cinco mulheres foram titulares de ministérios. O ‘recorde’, depois dele, era do governo Dilma Rousseff (PT), com oito ministras. Entre elas a ex-senadora por Santa Catarina, Ideli Salvatti (PT).

 


A palavra proibida
Em seu discurso de posse, Lula da Silva (PT)omitiu, propositadamente, a palavra “corrupção” e foi imitado pelos seus ministros. Mas afirmou que nunca foi irresponsável com o dinheiro público. Em passado recente, o tucano Fenando Henrique Cardoso, hoje um caro amigo do petista, afirmava para quem quisesse ouvir, que “nunca se roubou tanto neste país”. Uma clara alusão ao segundo mandato de Lula.

Caso para psiquiatras
Geraldo Alckmin (PSB), também um ex-tucano e hoje vice-presidente, por várias vezes chamou Lula de ladrão. Em campanhas eleitorais, dizendo que Lula queria voltar à cena do crime. Nos dois casos, vídeos com tais conteúdos ainda podem ser acessados no YouTube. Como essa gente pode conviver apertando as mãos uns dos outros é, no mínimo, motivo de estudos aprofundados pela psiquiatria.

Balcão de negócios
Infraestrutura e o Desenvolvimento Econômico são duas secretarias de peso do governo Jorginho Mello ainda sem titulares definidos. Especula-se que o governador vai negociar estas pastas com a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Lá ele tem só 14 dos votos dos 40 deputados. Os outros 26, capitaneados pelo deputado Mauro de Nadal (MDB), lhe deram as costas. Por enquanto. Querem primeiro saber o que tem dentro da mala do balcão de negócios.

 


Catarinense no MDIC/TATIANA LACERDA
A catarinense Tatiana Lacerda Prazeres (Florianópolis), neta do ex-governador Jorge Lacerda (1956/1958), assume a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, cujo titular é Geraldo Alckmin (PSB). Ela é doutora em Relações Internacionais. No primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT) a catarinense ocupou o mesmo cargo. Tatiana também dirige atualmente o Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias de São Paulo.

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x