Tanto faz | 02/03/2023 | Atualizado em: 03/03/23 ás 22:22

Coluna: Porque usamos tamanhos diferentes dependendo da marca que compramos?

Porque em uma marca de roupas eu uso um tamanho e em outra, uso um tamanho maior/menor?

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Coluna: Porque usamos tamanhos diferentes dependendo da marca que compramos?

Você já passou por aquela experiência de vestir tamanhos diferentes dependendo da marca que você compra? Isso quando não acontece dentro da mesma marca.

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Hoje resolvi esclarecer porque isso acontece na indústria do vestuário.

Primeiro vamos conversar sobre a história da indumentária (das roupas).

No passado, era comum as mulheres precisarem se adaptar as roupas ao invés de roupas se adaptarem aos corpos delas.

Um exemplo disso é o underware, um corpete do século XV ao XVI, que apertava a cintura, o ventre e os seios femininos.

Infelizmente, os espartilhos modificavam fisicamente o corpo feminino até o início do século XX.

 

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Más você sabia que o estudo das medidas do corpo data da antiguidade, com os egípcios e gregos?

Porém, a antropometria (estudo das dimensões e das partes do corpo humano) só foi ter importância na década de 40, quando houve a necessidade de produção em massa.

Estudos sobre as medidas do corpo passaram a ser cada vez mais necessárias e essenciais para conseguir definir tamanhos padrão que atendessem a necessidade dos consumidores.

Hoje já existem scanners em 3D, como o body scanner, que faz a leitura de todas as medidas de uma pessoa rapidamente, o que facilitou muito as pesquisas antropométricas da população.

Já tivemos pesquisas antropométricas no Brasil e a constatação é que a diversidade de corpos é enorme, cada região possui um biótipo preponderante diferente.

Com a ascensão das vendas em e-commerce e a facilidade da logística, as empresas passaram a atender várias regiões que antes não atendiam.

Isso significa que uma tabela de medidas que funciona super bem no Sul, pode não funcionar no Nordeste e vice-versa.

O ideal seria ter uma tabela de medidas padrão? Talvez, hoje já existe a tabela da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), porém, poucas empresas a adotaram.

Provavelmente por ser um estudo desatualizado, a tabela de medidas para o corpo feminino, NBR 13377, é de 1995.

Por isso, na minha opinião, o ideal é cada marca/empresa criar sua própria tabela de medidas e a manter.

Assim os clientes poderão confiar em comprar sempre o mesmo tamanho com a marca.

Se você têm sua própria marca de roupas, vale lembrar de usar sempre a mesma modelo de prova, se você usar o seu corpo como parâmetro para algum tamanho, precisa lembrar que se suas medidas aumentarem ou diminuírem, seu molde não pode acompanhar essa alteração e você precisará provas as peças em outra pessoa.

Uma sugestão para quem vende online, é deixar no site a tabela de medidas ou o provador virtual para o cliente conseguir comparar suas medidas facilmente.

As principais medidas que precisam ser esclarecidas ao consumidor é o busto, cintura e quadril.

Hoje já existem aplicativos que tiram medidas a partir de uma foto, acredito que em breve essa tecnologia se tornará mais popular.

Para você que tem dúvidas sobre como tirar suas medidas para comprar roupas online, da uma olhada nesse vídeo:

Espero que eu tenha conseguido esclarecer porque existem tantas diferenças nas medidas de uma marca para outra.

Se gostou desse conteúdo, vem me acompanhar também nas redes sociais: http://linklist.bio/colunalais

Beijus da Consultora Lais Hornburg :*

Lais Hornburg

Especialista em Negócios de Moda e Fundadora da Lien Consultorias e Treinamentos

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