Coluna: Rua Epitácio Pessoa em Jaraguá na década de 1950
Curiosamente, se vê na foto um cavalo “estacionado” em frente a um posto de combustíveis
“Rua Epitácio Pessoa na década dos anos 1950. No final da rua, à esquerda, a antiga Casa de Saúde do Dr. Waldemiro Mazurechen. E, à direita, a casa comercial do Stübba, que mais tarde seria o início da Marisol”. Curiosamente, se vê na foto um cavalo “estacionado” em frente a um posto de combustíveis. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Leão da Montanha).
CURIOSIDADES
- Ainda que muitos peixes tenham bexigas nadadoras que inflam com ar para poder se manter na água sem ficar no fundo do mar e nem ser levados pela correnteza, algumas espécies, como a arraia e o tubarão precisam nadar até quando dormem. Caso contrário, afundariam.
- Dizer que os peixes não têm memória maior do que três segundos é errado. Segundo diversos estudos, eles têm a capacidade para reter informação por até cinco meses. Estudos com um grupo de peixes em cativeiro para que pudessem responder a certos sons provou a tese.
- Os peixes não têm pálpebras. Mas isso não significa que não dormem por não conseguirem fechar os olhos. A maioria deles param de se mexer quando estão cansados, após encontrar um refúgio seguro, podendo ser uma rocha ou uma cova.
- No Mar do Caribe, no Oceano Pacífico e nas Costas da Flórida, nos Estados Unidos, vive o peixe pedra. O mais venenoso de toda sua família. Sua picada pode matar uma pessoa adulta. Seu nome vem de sua capacidade de se camuflar entre as rochas do fundo do mar.
- Como se determina a idade dos peixes? A técnica empregada se chama “leitura dos otólitos” (audição dos peixes ósseos), parecida à dos anéis nas árvores. O pequeno osso do ouvido interior dos peixinhos é composto por capas concêntricas que marcam os anos vividos. Porém, é uma técnica não totalmente confiável.
Vasos da Eternit
Com a nova capital do país (Brasília) despontando no começo da década de 1960, muitos produtos homenagearam a ocasião. Brasileiros estavam encantados com os traçados de Oscar Niemeyer e a arrojada arquitetura inspirou muitas linha de objetos de decoração, tal como esses vasos da Eternit.

Cantor e compositor Sílvio Caldas
Conteúdos em alta
O cantor e compositor Sílvio Antônio Narciso de Figueiredo Caldas, no meio artístico simplesmente Silvio Caldas, morreu no Rio de Janeiro no dia 3 fevereiro de 1998 aos 89 anos de idade. Entre os anos 1930 e 1970 foi uma da maiores e melhores vozes do rádio brasileiro. Gravou 23 LPs e CDs, além de outros 193 discos em 78 RPM, com participação em sete filmes.
