Médico Neurologista, Deputado Estadual SC e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Coluna: Sal, açúcar, gorduras – os riscos em excesso
Óleos, gorduras, sal e açúcar são produtos que usamos para cozinhar e temperar a comida todos os dias
21/03/2022
Óleos, gorduras, sal e açúcar são produtos que usamos para cozinhar e temperar a comida todos os dias.
Utilizados com moderação para cozinhar alimentos frescos e naturais, esses ingredientes contribuem de forma saudável com a culinária doméstica, tornando os alimentos mais saborosos sem alterar suas propriedades nutricionais.
O risco do consumo de gorduras, sal e açúcar está no seu uso excessivo, pois eles possuem altos teores de alguns nutrientes que podem ser prejudiciais à saúde quando consumidos em grandes quantidades.
O excesso de sódio do sal pode provocar doenças como insuficiência renal e hipertensão – a maior causa de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, as doenças que mais matam no mundo.
Óleos e gorduras têm seis vezes mais calorias por grama do que o arroz, o feijão e outros grãos e vinte vezes mais do que os legumes e as verduras. O excesso de gorduras saturadas aumenta o risco de doenças cardíacas e de obesidade.
O excesso de gorduras saturadas (encontradas nos queijos, na margarina e em alguns óleos vegetais) também aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, entupimento das veias do coração e obesidade.
O açúcar possui de cinco a dez vezes mais calorias do que a maioria das frutas. O consumo excessivo de açúcar livre (presente no açúcar branco) facilita problemas que vão da cárie dentária à obesidade e ao diabetes.
Em geral, o excesso desses ingredientes não está na comida caseira e sim nos alimentos industrializados processados e ultra processados – salgadinhos de pacote, maionese, bolachas e biscoitos doces e salgados, bolos prontos, doces e afins.
Mas atenção! A não ser por orientação médica direta, não devemos deixar de ingerir sal, açúcar e gorduras, que são essenciais à vida. A palavra mágica é moderação, sempre, o que muitas vezes envolve mudança de hábitos.
Prefira a comida caseira saudável aos alimentos industrializados, coma com moderação e viva com saúde.
Notícias relacionadas
Coluna: A força cor de rosa
A vida não é cor de rosa. Não, mesmo! E quando nos referimos às mulheres, existem muitos desafios a enfrentar e superar diretamente ligados à saúde. Culturalmente, é à mulher que cabe a execução de múltiplas tarefas. E mesmo as que se dedicam ao trabalho, aos estudos (ou a ambos),…