Colunas

Coluna: Shogayaki

Lembrei de um livro de Malcolm Hiller que já tem 20 anos de prateleira : 100 Mil Cardápios Rápidos.

18/12/2021

Essa semana eu ando meio assim, depois de uns três ou quatro fiascos,  o último com plateia e filmagem, ando “lacônica” na cozinha.
Foi então que lembrei de um livro de Malcolm Hiller que já tem 20 anos de prateleira : 100 Mil Cardápios Rápidos.
São fichas encadernadas em espiral possíveis de combinações.
Encontrei Frango com Gengibre à Tailandesa e, também percebi que o livro pula da página 16 para 33. Só tem a foto mas, a receita é de Escalope. Parei 2 minutos para chorar de raiva e fui procurar a receita no Google. Nada! Tinha chinês, japonês, coreano, com mel e nenhuma tailandesa.
Como eu jamais saberei a receita e, nem vocês, copiei a japonesa só porque tem o nome em japonês.
Pensando bem, existe uma pessoa no mundo ( entre Jaraguá e Blumenau) que pode saber, a Débora Toniolo Rau, que é uma Chef de experiências inusitadas e corajosas. Dessas cozinheiras apaixonadas com muso inspirador, o Karlan.
Shogayaki
Ingredientes
  • 1 cebola grande
  • 1 pedaço de gengibre (aproximadamente 5 cm de comprimento)
  • 1/2 xícara de molho shoyu
  • 1/2 xícara de azeite de oliva
  • 1/3 de xícara de saquê mirin (licoroso)
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
  • 1 dente de alho médio
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 800 gramas de peito de frango em tiras
  • Cebolinha picadinha para servir
Modo de Preparo
Descasque e divida o gengibre no meio. Reserve uma das metades. A outra, corte em tirinhas bem finas. Descasque também o alho e a cebola  em pedaços médios.
Bata no liquidificador a cebola, a metade reservada do gengibre, o shoyu, o azeite, o saquê, o vinagre de arroz, o dente de alho e o açúcar até ficar bem uniforme. Reserve.
Em uma  wok , derreta uma colher de sopa de manteiga e frite o gengibre em tirinhas até ele liberar seu perfume. Adicione então 1/4 do frango. Deixe que as tirinhas dourem bem. Acomode o frango já pronto nos cantos da wok e acrescente mais 1/4 do frango. Deixe que doure e novamente acomode dos lados da wok.
Acredite, o uso da panela wok faz toda a diferença na produção deste prato.
Vale muito a pena este investimento.
Adicione à frigideira o restante da manteiga, deixe que derreta e repita o processo até que todo o frango esteja douradinho. Depois que todo o frango estiver pronto,adicione a mistura do liquidificador e deixe cozinhar até o molho reduzir e ficar mais denso. Reduzir de verdade, tá?
Sirva quente, com cebolinha picada por cima e arroz branco com furikake (um condimento japonês a base de peixe seco e algas) para acompanhar.
Nesse calor uma salada de pepinos, abacaxi, castanhas e hortelã casam muito bem e realçam o sabor do frango.
Bom apetite!!

Notícias relacionadas

x