Colunas

Coluna: Varizes

Muito mais do que um problema estético as varizes são um alerta de que algo está errado com as veias do sistema circulatório

29/11/2021

Por

Coluna: Varizes

Muito mais do que um problema estético as varizes são um alerta de que algo está errado com as veias do sistema circulatório.

As varizes das pernas são uma doença do sistema venoso que além do inconveniente estético, é um indicativo de problemas que, ao longo do tempo, se não forem diagnosticados e tratados corretamente, certamente vão causar complicações no futuro.

As veias das pernas, que reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores, possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele.

Nas mulheres, durante a menstruação e na gravidez, principalmente, os sintomas tendem a piorar.

Episódios de maior gravidade podem ocorrer tanto por dilatação das veias profundas quanto das superficiais. Nesses casos de insuficiência venosa, podem surgir edema persistente nos pés, úlceras nas pernas e alterações na pigmentação da pele.

Muitos fatores predispõe o surgimento das varizes, os mais comuns são: herança familiar, gestação, sedentarismo, obesidade, tipos de trabalho que exijam que a pessoa passe muito tempo em pé ou sentado com as pernas pendentes e também atividades que exijam grande esforço físico.

As varizes são de três tipos: as telangiectasias – aqueles pequenos “riscos” ou “aranhas” na pele; as microvarizes – veias dilatadas de pouca extensão; e as varizes propriamente ditas – aquelas veias calibrosas, dilatadas e tortuosas que fazem relevo na pele e que devem ser tratadas por um angiologista.

Varizes de grande calibre não tratadas ou removidas podem causar complicações futuras como embolia pulmonar ou trombose.

Consulte um angiologista antes de seu problema se agravar, ele saberá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Coma alimentos ricos em vitaminas, como as frutas cítricas e faça exercícios para combater as varizes.

 

Notícias relacionadas

x