Colunas

Coluna: Vereadores aprovam criação da Comissão Especial para estudo da construção da nova sede para a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Depois da desocupação do espaço na Getúlio Vargas por determinação do Ministério Público e da locação na Católica de SC, é a vez de o Legislativo ter uma sede própria, condigna com a cidade e mais bem localizada

12/05/2022

Por

Coluna: Vereadores aprovam criação da Comissão Especial para estudo da construção da nova sede para a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Projeto de resolução aprovado por todos os vereadores na sessão de terça-feira, cria Comissão Especial para o estudo da construção da nova sede para a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Importante isso. Depois da desocupação do espaço na Getúlio Vargas por determinação do Ministério Público e da locação na Católica de SC, é a vez de o Legislativo ter uma sede própria, condigna com a cidade e mais bem localizada. Da mesma forma o paço municipal, hoje com vários puxadinhos. Tem ampla área para construir nova.

É preciso dizer

A coluna não foi publicada desde a semana passada por motivo de doença – cirurgia de hérnia e vesícula, levando a alguns dias de internação no Hospital Jaraguá. E agora a recuperação. Mas isso não vem ao caso. Nos últimos quatro anos, algumas intervenções cirúrgicas e internações levaram-me a três hospitais diferentes, onde foi possível perceber claramente a qualidade dos hospitais locais, mas, principalmente pelo atendimento da enfermagem e fisioterapia, aquelas que estão no dia a dia e são a alma e o coração dos hospitais.

É preciso dizer 2

Devia esse registro a elas, justamente no mês da enfermagem. Trabalho incansável, atenção ao paciente e profissionalismo às 24 horas do dia, num momento de fragilidade. É um testemunho de vida, de quem acompanhou dentro de uma UTI e na enfermaria, de dia ou de noite. Muitos fazem jornada dupla para aumentar os rendimentos, mas não perdem o amor pela profissão, colocando-se a serviço do paciente. O registro nesta data é coincidência, pois hoje, 12 de maio, é o dia da enfermagem e do enfermeiro. Parabéns guerreiros.

Edição 2000

A edição de ontem foi a de número 2000 do JDV, considerado o período desde julho de 2001, da nova fase do jornal. Quase passou batido. Considerando praticamente outro tanto de edições em outras épocas, a partir de 1977, quando iniciamos no jornalismo, tem muitos registros, muitas histórias escritas que dariam vários livros. Das coberturas a pé, de ônibus, moto, carona, do velho gravador a tiracolo, da máquina fotográfica com filme, máquina de escrever manual às tecnologias atuais, a transformação foi sensacional em poucos anos.

Edição 2000 (2)

Mas, apesar da instantaneidade da informação e das redes sociais, nada substitui o contato direto, olho no olho, buscando a informação na fonte. De manhã dentro de um bananal fazendo matéria e à noite conversando com o governador, ou outro figurão, por exemplo. Aconteceu várias vezes. Nestas duas mil edições têm muitas reportagens e registros de todas as áreas. Temos tudo encadernado, ano a ano. Folheá-las é dar um mergulho no tempo e comparar como era algumas décadas atrás e hoje. Quem tem memória tem história.

Patrono

Projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa declara o frei Egídio Moscini como Patrono da Agricultura Familiar Catarinense. Conforme o autor do projeto, deputado João Amin, o Frei Moscini nasceu na Itália, no fim do século XIX, e veio para o Brasil em 1921. Após passar pelo Acre, veio para Santa Catarina em 1947, onde ajudou muitos pequenos agricultores, orientando-os sobre como desenvolver a atividade, no Sul do estado. O religioso morreu em Turvo, aos 92 anos, em 1976.

Donini

Ontem (11), o fundador da Marisol, Pedro Donini, completou 88 anos de vida. É uma data singular, afinal, ele faz parte da história de Jaraguá do Sul e região. Simples, cordato e extremamente reservado, Pedro fez toda a diferença na industrialização da cidade. O livro que lançou recentemente é uma verdadeira inspiração e valorização do trabalho, da família e da comunidade. Pedro Donini sempre foi e continua sendo uma referência no empreendedorismo. É leitor do JDV e da coluna. Parabéns e mil vivas ao senhor Pedro.

 

Notícias relacionadas

x