Jaraguá do Sul

Com equipe reduzida, IBGE tem dificuldade para a coleta de dados

O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito

05/10/2022

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

A equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que coordena o Censo 2022, apresentou os primeiros dados da pesquisa em Jaraguá do Sul, durante a segunda reunião de planejamento e acompanhamento do censo demográfico. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, com a presença de secretários municipais e servidores que integram o grupo de trabalho no município.

O coordenador de área do IBGE, Rodrigo Minamizaki Ribeiro, destacou que 49% dos domicílios jaraguaenses já foram visitados; de um total estimado de 57,5 mil, os recenseadores já visitaram 28 mil. Durante as visitas, os recenseadores identificaram que 3,8 mil imóveis estão desocupados. Segundo o coordenador, o número de recenseadores em Jaraguá do Sul está abaixo do esperado.

A equipe é formada por 15 supervisores e 116 recenseadores, quando o ideal seria ter 164 pessoas na coleta dos dados. Ribeiro destaca que isso é uma situação que ocorre em todo o Estado de Santa Catarina. Destaca ainda que cada recenseador faz até 15 entrevistas por dia e que o tempo médio de entrevista é de cinco minutos cada.

Um dos fatores que mais preocupa a equipe para o cumprimento da tarefa de recensear a população até o fim deste mês são as recusas. De acordo com Ribeiro, dos locais visitados até agora, houve 1.019 recusas, ou seja, casos em que os moradores se recusaram a receber os recenseadores e a responder as perguntas. “Aqui em Jaraguá do Sul, a recusa está acima da média.

 

Recenseadores têm trabalhado à noite e finais de semana

 

O coordenador Rodrigo Ribeiro explicou que os mais de 110 recenseadores têm trabalhado até mesmo à noite e nos fins de semana para encontrar as pessoas em casa. E ainda que todos estão devidamente uniformizados com colete, boné, bolsa do IBGE e crachá de identificação. “Temos uma dificuldade grande para acessar condomínios e prédios, mesmo tendo distribuído cartazes com a foto do recenseador”, comenta, informando que as pessoas podem tirar dúvidas e comprovar a identificação do recenseador diretamente com o IBGE, tanto pelo telefone 0800-721-8181 quanto pela internet, na página respondendo.ibge.gov.br.

O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, comentou que até mesmo o período eleitoral pode ter prejudicado o trabalho e recomenda à população que não deixe de prestar as informações para o IBGE. “Trata-se de um levantamento muito importante para todo o país, que vai apontar a realidade e orientar os gestores sobre as políticas públicas de atendimento às famílias brasileiras”, disse ele.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

Notícias relacionadas

x