Geral

Com expectativa inicial de entregar 426 mil doses diárias, Butantan entrega 1,2 milhão nesta terça (23)

Segundo o Ministério da Saúde, o Butantan deve entregar 52 milhões de doses da CoronaVac para o governo federal até o final de abril

23/02/2021

Por

Com expectativa inicial de entregar 426 mil doses diárias, Butantan entrega 1,2 milhão nesta terça (23)

Em entrevista para o Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, o diretor do Butantan, Dimas Covas, anunciou que o instituto vai entregar nesta terça-feira (23) 1,2 milhão de doses da vacina CoronaVac para o governo federal. O montante faz parte das 3,4 milhões que serão distribuídas ao Ministério da Saúde nos próximos dias. A expectativa inicial era a de fazer oito remessas diárias de 426 mil. Entretanto, segundo Dimas Covas, diretor do Instituto, a capacidade foi ampliada e já nesta terça serão entregues 1,2 milhão de doses.

“Hoje é um dia importante para a história do Butantan. Mais um dia de luta, mais um dia de se entregar vacinas. Vamos entregar 1,2 milhão de vacinas ao nosso Ministério da Saúde. E não vamos parar, vamos continuar entregando”, afirmou Dimas Covas. Nesta terça, o instituto completa 120 anos. Ainda de acordo com o diretor, até o início do próximo mês o instituto deve receber um novo lote de insumo da vacina.

“8,2 mil litros de insumo da vacina devem chegar até o dia 2 de março. Ao menos três milhões de doses poderão ser produzidos a partir do insumo”, disse Dimas Covas em entrevista ao Bom Dia SP nesta terça (23).

 Leia mais:

Vacina do Butantan é eficaz contra cepas sul-africana e britânica do novo coronavírus

Secretário de Saúde adverte que casos de fura-fila na vacinação serão punidos

Ministério da Saúde quer entregar 230,7 milhões de doses de vacinas até julho

Cronograma de entrega

Segundo o Ministério da Saúde, o Butantan deve entregar 52 milhões de doses da CoronaVac para o governo federal até o final de abril. Antes, a previsão do governo federal era receber 46 milhões de doses até esta data.

Em coletiva de imprensa na última terça-feira (16) o diretor do Butantan também afirmou que pretende aumentar a capacidade de envase para antecipar a entrega de todas as 100 milhões de doses até agosto.

“Com relação ao contrato adicional de 54 milhões de doses assinado com o Ministério da Saúde, no programa contratado a última entrega seria em setembro. Nós vamos fazer todo o esforço para adiantar a produção e essa entrega e esperamos que, no máximo em agosto, tenhamos a entrega total de 100 milhões de doses”, disse Dimas Covas.

Ainda de acordo com o diretor, o Butantan dobrou o número de funcionários que trabalham diariamente no envase da vacina de 150 para 300.

Dimas Covas também prevê que a capacidade de envase do Butantan pode dobrar a partir de abril, de até um milhão de doses por dia para dois milhões por dia.

O aumento será possível quando uma fábrica que atualmente está sendo usada para a produção da vacina contra a gripe será destinada para a CoronaVac.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

 

Fonte: G1

Notícias relacionadas

x