Santa Catarina

Com Nadal presidente, Assembleia inicia ano no Legislativo

Fique por dentro das principais notícias do Estado

01/02/2023

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

A casa cheia, com a presença de parlamentares, secretários e do próprio Governador Jorginho Mello no início dos trabalhos do parlamento deram o tom da nova gestão dos poderes em Santa Catarina. No discurso de posse do novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Mauro de Nadal, sobressaíram-se as palavras: união e harmonia.  Este deve ser o ritmo, a partir de agora, principalmente nas relações entre Executivo e Legislativo. Já a cadeira de vice-presidente, diferente da expectativa criada nos últimos dias pela deputada estadual Ana Campagnolo (PL), foi para Maurício Eskudlark (PL) como 1º vice-presidente e Rodrigo Minotto (PDT) como 2º vice-presidente. Apesar de ter a maioria dos votos, Nadal teve a divergência de Ana Campagnolo e Sargento Lima (PL) que também foram contrários à composição da Mesa Diretora, juntamente com Jessé Lopes (PL), gestos que mostram como devem ser rito dentro do Legislativo, a partir de agora.

Com os membros da Mesa definidos, agora é hora de avançar para os próximos capítulos com o olhar, por exemplo, para a análise de projetos e a organização interna da Assembleia. Não há, ainda, definição sobre as comissões permanentes, nem de nomes para a presidência dos colegiados responsáveis pela análise das proposições. Também não há definições sobre uma possível participação do MDB na base de apoio do governador Jorginho Mello na Alesc.

Falando em projetos, sobre a esperada Reforma Administrativa, presente nas promessas de campanha de Jorginho e que está na mesa do Executivo para ser  encaminhada à Assembleia Legislativa, “o entendimento é de que se deve convalidar a proposta que fez Jorginho Melo vitorioso, dentro de critérios legais, fazendo o devido debate, mas, na essência, deve prevalecer o projeto que elegeu o governador”, disse Nadal. Como ele disse em seu discurso, a harmonia prevalece.

 

Fortalecimento da comunicação

 

O secretário de Comunicação do Governo do Estado, João Evaristo Debiasi, acompanhado da diretora de imprensa, Aline Cabral Vaz, estiveram na sede da Associação de Diários do Interior (ADI/SC) e Associação dos Portais de Notícias e Jornais Digitais de Santa Catarina (APJSC), nesta quarta-feira, 01, para uma visita institucional. Foram recebidos pelo presidente da APJSC, Marcus Vinícius Signor, o presidente da ADI/SC, Ricardo Gebeluca. Na oportunidade, a comunicação do Governo Jorginho Mello se apresentou oficialmente aos presidentes que se colocaram à disposição no sentido de contribuir com a visibiliade e a transparência das ações de Governo, fortalecendo o canal de comunicação estadual por meio dos jornais do interior e portais associados.

 

Capacitação

Promover a segurança no campo e transmitir conhecimento aos produtores rurais sobre o uso eficiente da energia elétrica é o foco de um projeto da Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e da Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER). A iniciativa teve início em 2021 como projeto-piloto e foi implementada em 2022 com a concretização de 25 treinamentos, que capacitaram mais de 360 produtores rurais. O programa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais dos municípios onde é realizado o programa Encadeamento Produtivo.

 

Combate à violência

A vice-governadora Marilisa Boehm visitou a DPCAMI de Balneário Camboriú, onde conheceu um jogo de tabuleiro criado pelo setor de psicologia da unidade chefiada pela delegada Ruth Henn. A proposta é levar aos adolescentes, meninos e meninas, o início do combate à violência contra a mulher, mostrando como elas podem sair do ciclo de violência, as leis, e rede protetiva, crenças que “legitimam” a violência e as consequências para os agressores. Já testado entre alunos de uma escola de Itajaí, o jogo será lançado em março. A ideia da vice-governadora é colher boas iniciativas como esse para multiplicar no Estado.

 

Representatividade

A Mesa Diretora da Assembleia terá a deputada Paulinha no cargo de 1ª secretária. A ex-prefeita de Bombinhas será a segunda mulher na função na história do Legislativo catarinense. Ela seguirá os passos de Antonieta de Barros, que compôs a Mesa Diretora da Alesc em 1937. “É uma responsabilidade enorme e ao mesmo tempo um desafio muito gratificante. Antonieta de Barros abriu portas para as mulheres na política e na sociedade. Passamos décadas sem termos a presença feminina nesta função. Vou seguir trabalhando para dar continuidade a esse legado e ampliar a representatividade feminina”, definiu a deputada.

 

Executivo

O governador Jorginho Mello marcou presença na abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A presença do chefe do Executivo mostrou a importância da harmonia entre os Poderes catarinenses. “É uma Casa de conversa, é a Casa das Leis, uma Casa importante para ser parceira, cada um cumprindo seu papel constitucional. A Assembleia é a caixa de ressonância da sociedade para avaliar e aprovar as matérias do Executivo que precisem de legalidade. É uma relação republicana”, disse Jorginho.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

 

Notícias relacionadas

x