Educação

Com protocolo rígido, alunos voltam às salas de aula nesta segunda (8) em Jaraguá do Sul

Período ainda é de adaptação na rede municipal. Na Escola Jonas Alves, na Tifa Martins, a volta às aulas foi tranquila

08/02/2021

Por

Com protocolo rígido, alunos voltam às salas de aula nesta segunda (8) em Jaraguá do Sul

Os alunos aguardavam as instruções da diretora Marilene Maria Anacleto, da Escola Municipal de Educação Básica Jonas Alves, para ir para a sala de aula. Alguns pais acompanharam as crianças pequenas até a quadra aberta. Mas a partir da quadra, só o professor é que acompanhava os alunos até a sala. Tudo seguiu ordenadamente na escola. Todos de máscara, com garrafinhas de água, carteiras ocupadas com o distanciamento necessário.

“Vim acompanhar meu filho no primeiro dia na escola. Ele vai para o pré. Estava ansioso para começar as aulas. E eu estou tranquila de deixar ele aqui”, garantiu a dona de casa Cintia Linhares, 32 anos, mãe do Davi, de quatro. Cintia explica que não haverá problema em deixá-lo na escola em uma semana e, na outra semana, ficar com ele em casa. “No ano passado ele ficou direto em casa. A rotina na nossa família não vai mudar muito”, explicou.

Leia mais:

Assim como Davi, cerca de metade dos alunos da Jonas Alves, 260 estudantes, começaram hoje com as aulas presenciais. A outra metade virá ao colégio na semana que vem.

Nas salas de aula, os professores explicaram o novo sistema de ensino às crianças e os cuidados que todos precisam tomar, para cumprir com as regras sanitárias e deixar o coronavírus bem longe.

A equipe administrativa organizou as turmas em três horários de merenda para evitar aglomeração.

Assim, no período matutino, um grupo faz lanche das 9h15 às 9h30; outro, das 9h30 às 9h45; e outro ainda das 9h45 às 10 horas. 

Escolas e alunos

Jaraguá do Sul tem em sua rede municipal de ensino 30 escolas e 31 centros de educação infantil.

No total são cerca de 21 mil alunos, da educação infantil ao 9º ano, e 1,7 mil funcionários, entre gestores, coordenadores, professores, auxiliares, agentes de limpeza e agentes de alimentação. 

A Secretaria de Educação pede paciência aos pais nesse período de adaptação às aulas presenciais.

Solicita que orientem as crianças sobre as regras sanitárias, como o uso de máscara, de álcool em gel, distanciamento, lavagem das mãos frequente, envio de garrafa com água, máscara limpa separada na mochila, entre outros cuidados solicitados pela escola em documento aos pais.

A lista de alunos presenciais está disponível no ambiente digital do aluno (Google Sala de Aula), com login feito com o e-mail institucional do aluno (nome.sobrenome@alunos.edu.jaraguadosul.sc.gov.br).

 

Notícias relacionadas

x