Geral

Comandante apresenta as atividades do 14° BPM na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

O tenente-coronel apresentou na Câmara a próxima operação do 14° BPM, que será “Operação Licenciamento Regular”

09/07/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Comandante apresenta as atividades do 14° BPM na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, participou da sessão ordinária desta quinta-feira (8) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Ele apresentou números de ações realizadas pelo 14° BPM como o Maio Amarelo, quando os policiais realizaram a “Operação Moto Segura”, que durou 32 dias e teve dois objetivos: abordar motofretistas – uma categoria em expansão por conta da pandemia de coronavírus – a fim de orientá-los em relação a medidas de segurança; e reprimir a utilização de escapamentos alterados, que fazem muito ruído e perturbam a população.

Leia mais

“Temos centenas de ligações e denúncias desta natureza”, frisou. 

Nesta operação, 1.203 motos foram abordadas e 507 motofretistas orientados nos cinco municípios da região (Jaraguá do Sul, Massaranduba, Guaramirim, Schroeder e Corupá). Desses, 94 foram autuados e 36 motos foram removidas para o pátio. 

Outra operação que está sendo realizada atualmente pelo 14° BPM é a “Operação Escola Protegida”, que, nos primeiros 30 dias, fez 877 visitas de viaturas da PM em 183 escolas da região, cerca de 35 visitas por dia.

Em relação às ações de combate à violência contra a mulher, o comandante afirma que a Rede Catarina de Proteção à Mulher tem dado excelentes resultados, realizando visitas diárias a mulheres que sofreram com agressões domésticas e que precisam de medidas protetivas contra os agressores.

“Após a decisão judicial, a PM já faz o contato com a vítima”, destaca.

Ele lembra que atualmente, na região, há 33 mulheres que possuem o Botão do Pânico, instrumento utilizado pelas vítimas através do app PMSC Cidadão para contatar a polícia de forma mais rápida em casos de agressão. Os dados sobre esse tipo de violência são de 274 vítimas em 2019, 343 vítimas em 2020 e, somente até junho, 301 vítimas em 2021.

“Estamos numa crescente bastante preocupante”, frisou o comandante do 14º BPM. 

Operação Licenciamento Regular começa no dia 15

O tenente-coronel apresentou na Câmara a próxima operação do 14° BPM, que será realizada entre os dias 15 de julho e 15 de agosto: a “Operação Licenciamento Regular”. Nessa ação, os PMs vão atuar com barreiras policiais para verificar os documentos e a regularização dos veículos em Jaraguá do Sul. Segundo dados que apresentou, o município hoje tem uma frota de 129.299 veículos, mas 28.893 deles não estão devidamente licenciados, ou seja, 22,34% encontra-se irregular.

“Estão oferecendo risco à segurança, com pneu careca e tudo o mais que pode ocorrer”. 

O comandante ressalta que o 14° BPM está avisando sobre a operação com uma semana de antecedência justamente para que as pessoas possam regularizar sua situação. Conforme ele explica, a intenção não é punir, mas apenas educar e diminuir o índice de 22,34%.

“Não queremos chegar a 30% de veículos irregulares, porque daí nós perdemos o controle”, salienta.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x