Geral

Comandante Valdeci avalia seis meses à frente do 14º BPM

O tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva diz que se sente honrado por comandar um batalhão de vanguarda

29/09/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Comandante Valdeci avalia seis meses à frente do 14º BPM

Malu da Silva

Há dez meses em Jaraguá do Sul e há seis à frente do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva diz que se sente honrado por comandar um batalhão de vanguarda.

“Nesses seis meses tive tempo para conhecer toda a dinâmica operacional e administrativa do batalhão, as peculiaridades e necessidades de cada um dos cinco municípios que compõem o 14º”, relata.  Segundo Silva, com isso se consegue ter uma visão mais definida para os próximos meses e anos de trabalho.

Ele ainda salienta que o 14º BPM é um batalhão de vanguarda na questão de equipamentos e viaturas, instrução e qualificação do efetivo.

“É um desafio enorme comandar um batalhão como esse.” Número de roubos caiu 40% nos municípios da região em 2021 comparando com o ano passado.

Conforme os indicadores do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, divulgados em julho, os indicadores de latrocínio e roubo diminuíram no Estado comparado com 2020.

E os dados do Indicadores da Segurança Pública de Santa Catarina, divulgado em janeiro deste ano, mostram que os índices de homicídio, feminicídio e latrocínio também apresentam queda.

Conforme o tenente-coronel do 14º BPM, assim como em Santa Catarina, os municípios do batalhão também apresentam índices de quedas.

“O que nos surpreendeu foi a queda no número de roubos. Tivemos nos cinco municípios 40% a menos de roubos neste ano, do que no mesmo período de 2020”, comenta ele, reforçando que devido a pandemia e a crise financeira, esperava-se que esse número pudesse ser maior do que no ano passado.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x