Geral

Começa nesta quinta-feira a primavera

Neste ano, o equinócio da primavera no hemisfério sul ocorre às 22h04 do dia 22 de setembro

22/09/2022

O dia 22 de setembro é marcado pelo início da primavera no hemisfério sul. Embora no Brasil não haja tanta diferença térmica como nos países mais frios, ela é de grande importância para o equilíbrio de nosso ecossistema, uma vez que influencia grandemente na colheita de diversos alimentos e permite o florescimento de várias espécies de nossa flora. Primavera é uma das quatro estações do ano, conhecida como a “estação das flores”. É considerada por muitos a mais bela das estações, associada às múltiplas cores que podem ser vistas na paisagem. Essa estação ocorre logo após o inverno e precede o verão.

 

CARACTERÍSTICAS – A primavera, assim como as demais estações do ano, ocorrem devido ao movimento de translação da Terra, ou seja, o movimento que a Terra faz ao redor do Sol, fazendo com que haja variação da energia solar nos vários pontos do planeta ao longo de um ano.

Essa variação acaba provocando uma diferenciação nas temperaturas, o que confere a cada estação as suas particularidades quanto a temperaturas médias, índices pluviométricos, umidade do ar, entre outros. A primavera, além de ser considerada uma das estações mais bonitas, é também a estação mais agradável. Isso ocorre porque é uma estação de transição entre uma estação de temperaturas baixas para uma estação de elevadas temperaturas.

 

Começa hoje – Neste ano, o equinócio da primavera no hemisfério sul ocorre às 22h04 do dia 22 de setembro. Este é o início da primavera de 2022, que se estende até às 18h48 de 21 de dezembro, pelo horário de Brasília. O fenômeno La Niña deverá influenciar toda a estação, com previsão de enfraquecimento em dezembro deste ano.

A primavera é uma estação de transição do inverno, clima seco em boa parte do país com episódios de frio, para o verão, períodos em que o ar quente e úmido predomina no país. A expectativa é que durante essa estação a chuva retorna e o aumento da umidade e do calor. A combinação do fenômeno La Niña, com a rápida passagem das frentes frias e a tendência de menos formação de sistemas convectivos de mesoescala vai reduzir as condições para chuva, segundo dados da Climatempo.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x