Geral

Começam as obras da ponte de contemplação sobre o Rio Itapocu em Jaraguá do Sul

Os trabalhos foram iniciados com a limpeza das futuras cabeceiras

23/11/2021

Com 70 metros de comprimento e largura de quatro metros, a Prefeitura de Jaraguá do Sul deu início às obras da ponte com estrutura metálica estaiada, ligando as Ruas Max Wilhelm (Vila Baependi) e Hugo Braun (Centro), utilizando o pilar centenário de pedras, voltada exclusivamente para pedestres e ciclistas.

Não houve necessidade de indenizações, já que o acesso do Centro se dará pela rua em frente ao Hotel Kairós, e, na outra margem do rio há uma área pública, com bomba para retirada de água para irrigação de ruas com revestimento primário. Os trabalhos foram iniciados com a limpeza das futuras cabeceiras.

O prazo de execução é de dez meses. A empresa Ecopontes, de Presidente Prudente (SP), apresentou a menor proposta, que foi de R$ 9.090.570,30, para execução da obra. Os envelopes com as propostas foram abertos no dia 17 de setembro. É a chamada ponte da contemplação.

Fica a poucos metros à jusante da Ponte Abdon Batista. O antigo pilar terá, enfim, nova serventia, depois de décadas isolado no meio do Rio Itapocu. É uma verdadeira obra de arte. Um dos construtores foi o imigrante italiano Giovanni Brugnago, conhecido como Domênico, exímio pedreiro.

O historiador Emílio da Silva contava que Giovanni (Domênico, ou Domingos) escolhia um pedaço de rocha, observava e tamanho e em algumas rolagens fazia o encaixe perfeito na estrutura, como se observa hoje. “O velho Brugnago tinha uma força e uma destreza incomuns no seu ofício”, dizia Emílio da Silva, seu contemporâneo.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x