Comidas típicas de inverno: 3 receitas deliciosas com pinhão para saborear no frio
Receitas elaboradas pelas chefs jaraguaenses: hambúrguer de pinhão; risoto cremoso com pinhão cozido; banoffe com doce de leite de pinhão. | Foto: Divulgação
Quando o frio aperta, é ele quem reina absoluto nas mesas catarinenses: o pinhão. Em Santa Catarina, essa semente vai muito além da comida — é identidade, é afeto, é cultura viva que atravessa gerações. Da Serra ao Litoral, da Festa do Pinhão em Lages até a mesa em Jaraguá do Sul, ele acompanha rodas de conversa, fogões a lenha e memórias de família.
Inspirados por esse clima aconchegante de inverno, reunimos chefs da cidade que celebram essa tradição e que dão um toque criativo à culinária catarinense, por meio dessa semente tão amada por aqui. Elas provam que essa iguaria típica da nossa região pode virar protagonista em pratos criativos, cheios de sabor e afeto.
Nesta matéria, você confere três receitas exclusivas que elevam o pinhão a outro patamar — tem hambúrguer artesanal, risoto com queijo colonial e até doce de leite com chantilly. Perfeitas para surpreender a família ou dar aquele toque especial no fim de semana.

E não deixe de ler também: Pinhão sem erro: conheça os segredos de profissionais para acertar no preparo.
1. Hambúrguer de pernil com pinhão – by Cibele Cristina Santos

- Carne de pernil moída
- Pinhão cozido e moído (na mesma proporção da carne)
- Ervas variadas para temperar (ex: alecrim, manjericão, etc.)
Para a cebola caramelizada:
- Cebola cortada em fatias finas
- Açúcar
- Shoyu
Para a montagem:
Conteúdos em alta
- Pão artesanal
- Tomate
- Rúcula
- Milho crocante
Modo de preparo: Misture a carne de pernil moída com o pinhão moído e tempere com ervas variadas a gosto. Na sequência, modele os hambúrgueres. Para a cebola caramelizada, leve ao fogo as fatias finas de cebola com açúcar e shoyu. Refogue bem, em fogo baixo, até que a mistura reduza e caramelize. Grelhe o hambúrguer até dourar dos dois lados.
Para montar, abra o pão artesanal, coloque o hambúrguer grelhado, a cebola caramelizada em cima, o tomate, a rúcula e finalize com milho crocante.
—
2. Risoto de pinhão e queijo colonial – by Juliana Nardelli

- 300g de arroz arbóreo, carnarolli ou vialone nano
- 1 cebola picada
- 200ml de vinho rosê
- 500g de pinhão cozido, descascado
- 2l de Caldo de carne
- 2 colheres de Manteiga
- Queijo parmesão ralado, a gosto
- 150g queijo colonial em cubos
- Mel, para finalizar
Modo de preparo: Doure levemente a cebola bem picadinha num fio de azeite de oliva. Acrescente o arroz e mexa para absorver o calor da panela. Adicione o vinho, mexa e aguarde evaporar totalmente. Acrescente o caldo de carne, aos poucos, cerca de 2 conchas por vez, sempre mexendo suavemente para o arroz soltar o amido. Repita esse processo até o arroz chegar “al dente”. Coloque a manteiga gelada e o parmesão ralado e mexa vigorosamente para criar uma boa cremosidade. Adicione o pinhão. Na hora de servir, finalize com um fio de mel.
3. Doce de leite de pinhão – by Priscila Dal Bosco

Ingredientes:
- 1 xícara de pinhão cozido
- 2 xícaras de água morna ou quente
- 1½ xícara de açúcar (demerara ou cristal)
- Baunilha ou cumaru (opcionais)
- Pitada de sal
- Pitada de bicarbonato (opcional)
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o pinhão com a água até obter um creme homogêneo. Em uma panela, derreta metade do açúcar em fogo baixo até formar um caramelo. Adicione o creme de pinhão — o caramelo vai endurecer, mas depois volta a derreter. Mexa bem até incorporar.
Vá adicionando o restante do açúcar aos poucos, mexendo sempre. Quando o doce engrossar e começar a “abrir caminho” no fundo da panela, desligue o fogo. Finalize com sal e bicarbonato (opcional). Para perfumar, adicione a baunilha ou cumaru.
>> Agora, que tal usar esse doce de leite de pinhão em sobremesas para servir quem ama um docinho a qualquer hora do dia? Confira duas opções de preparo:
Sugestão de sobremesa 1 – Banoffee com doce de pinhão
Base crocante:
- 270g de farinha de aveia
- 150g de pasta de amendoim
- 60g de açúcar mascavo
- 45g de óleo de coco ou girassol
- 125ml de água
Modo de preparo: Misture os ingredientes até formar uma massa homogênea. Molde em uma forma e asse por 30 a 40 minutos a 160–180 °C, até dourar. Pode adicionar canela ou cumaru para aromatizar.
Montagem: Na base assada, adicione rodelas de banana-prata ou nanica, cubra com o doce de leite de pinhão e finalize com chantilly vegano ou tradicional. Decore com raspas de limão ou flor comestível.
Sugestão de sobremesa 2 – Banana da terra grelhada com doce de pinhão
- Bananas da terra maduras (mas firmes)
- Canela e açúcar a gosto
- Óleo de coco
Montagem: Corte as bananas na longitudinal, grelhe em frigideira untada e caramelize com açúcar e canela. Sirva as bananas ainda quentes, cobertas com o doce de leite de pinhão e chantilly. Finalize com canela polvilhada.
BÔNUS! Aprenda a fazer um chantilly vegano
- Meia garrafinha de leite de coco (cerca de 100g ou 100ml)
- 100g de açúcar (demerara ou cristal)
- emulsificante (aquele de sorvete comum)
- raspas de limão (opcional)
Preparo: leve o leite de coco para gelar. Quando estiver bem gelado, coloque na cumbuca da batedeira e junte os demais ingredientes – bata na velocidade máxima até obter pinto de pico firme. Funciona também com água com gás ou refrigerante neutro gelado. Se não quiser fazer chantilly vegano pode fazer o tradicional com creme de leite ou comprar chantilly pronto.
—
Se for testar alguma delas em casa, compartilha com a gente! Poste uma foto do prato e marque o JDV no Instagram [@jdvonline], vamos adorar ver o resultado.
Tem alguma receitinha com pinhão para compartilhar também? Escreva para redacao@nascecom.com.br e conte para nós!
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.