Educação

Comissão da Educação Especial avança na busca dos objetivos em Jaraguá do Sul

A Comissão da Educação Especial realizou a sua primeira reunião na quinta-feira (5) na sede da Câmara de Vereadores

10/05/2022

Por

Comissão da Educação Especial avança na busca dos objetivos em Jaraguá do Sul

Divulgação

A Comissão da Educação Especial realizou a sua primeira reunião na quinta-feira (5) na sede da Câmara de Vereadores. A criação dessa Comissão foi uma das deliberações da audiência pública, realizada no dia 27 de abril, que discutiu a Educação Especial em Jaraguá do Sul. O grupo é independente e vai trabalhar em prol de melhorias na Educação dada aos alunos com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), podendo realizar estudos, levantamentos e promover ações de conscientização sobre o tema.

Na primeira assembleia estiveram representadas a Comissão de Pais da Educação Especial, Apae, Católica SC, Sinsep, Comissão da Educação Especial da Alesc, Colégio Evangélico Jaraguá, Colégio Bom Jesus, Sesi/Senai, UP Down, Colégio Marista São Luís, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Educação. Entidades que não puderam estar presentes enviaram justificativas para a ausência. Também estavam no encontro as procuradoras da Mulher do Legislativo, vereadoras Sirley Schappo e Nina Santin Camello, o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Jonathan Reinke e o gerente regional de Educação, Fernando Alflen.

A diretoria da Comissão foi definida durante a reunião. A presidente é Symone Matos, que também preside a UP Down. Como vice-presidente Nina Santin Camello; a primeira secretária é Juliana Gesser, que é presidente da Comissão de Pais da Educação Especial e, como segunda secretária, Caroline Sella, mãe de uma criança com deficiência.

Levantamento dos alunos com deficiências

Algumas medidas também já foram definidas. Para dar continuidade e suprir de informações as discussões sobre o tema, a Comissão fará um levantamento do número de alunos com deficiência e com TEA nas redes municipal, estadual e privadas de ensino no município. Também será criada uma planilha padrão para coleta de dados sobre a Educação Especial detalhando questões como os tipos de deficiência, os níveis de ensino dos alunos, entre outras. O grupo ainda vai sugerir à Secretaria Municipal de Educação a disponibilização de informações sobre a Educação Especial no site da Prefeitura, a fim de facilitar a busca por esses dados.

Além disso, a Comissão também definiu que suas reuniões serão mensais, sempre nas primeiras quintas-feiras de cada mês, às 13h30. Sendo assim, o próximo encontro está marcado para o dia 2 de junho, porém, como os trabalhos serão itinerantes, o local ainda não foi definido e deve ser anunciado em breve.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x