Brasil

Como consultar a Restituição do Imposto de Renda 2023

A restituição do imposto de renda é liberada em lotes, com prazos distintos. Quem declarou primeiro, recebe antes

29/05/2023

Muitos contribuintes já fazem planos para o recebimento da restituição do Imposto de Renda 2023. O primeiro lote de pagamento está previsto para o dia 31 de maio e tem os idosos com idade igual ou superior a 80 anos como prioridade. Também entram na lista idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de moléstia grave, além dos contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Este ano, como novidade, está também a prioridade para quem usar o modelo pré-preenchido ou optar por receber o valor por meio da chave PIX, que obrigatoriamente deve ser o CPF do contribuinte.

O que é a Restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda 2023 é a diferença do valor pago adiantado, como, por exemplo, o imposto retido na fonte e o valor devido. A declaração de ajuste anual serve justamente para isso. Quem pagou a mais, pode restituir o valor. Quem pagou a menos, precisa fazer o ajuste, ou seja, terá imposto a pagar.

Como calcular o valor a receber de Restituição?

Você não precisa se preocupar para calcular o valor a receber, já que ele é feito de maneira automática pelo Programa de Declaração do Imposto sobre a Renda. Só é preciso ficar atento a um detalhe: depois de preencher todos os formulários, aparecerá o valor a pagar/receber em duas situações: com a declaração completa ou simplificada. Aí você escolhe a que for mais vantajosa para você. Tudo de acordo com as regras da Receita Federal.

Como consultar o Lote da Restituição?

Para consultar se a restituição está disponível, deve ser acessada a página da Receita Federal do Brasil na Internet. Em seguida, é preciso clicar em “Meu Imposto de Renda” e em seguida em “Consultar a Restituição”. A partir daí é preciso apenas preencher o CPF do contribuinte, assim como a sua data de nascimento.

A Receita ainda disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones, em que é possível consultar se a restituição está liberada. O pagamento é realizado na conta bancária informada na declaração. Se não houver conta bancária indicada, os valores ficarão disponíveis por um ano no Banco do Brasil.

Caso o resgate não seja feito dentro do prazo, o reembolso pode ser solicitado pelo portal e-CAC, disponível no site da Receita. Lá é preciso acessar “Declarações e Demonstrativos”, “Meu Imposto de Renda” e “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Quando recebo a Restituição do Imposto de Renda?

1º lote 31 de maio
2º lote 30 de junho
3º lote 31 de julho
4º lote 31 de agosto
5º lote 29 de setembro

 

Conteúdo postado por Otempo

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x