Esportes

Competência na realização de grandes eventos de Jaraguá é reconhecida nacionalmente

Jaraguá do Sul entrou no circuito nacional dos eventos esportivos e tem atraído muitos eventos importantes

14/06/2022

Por

Competência na realização de grandes eventos de Jaraguá é reconhecida nacionalmente

Divulgação

O ano de 2022 está sendo marcado pela retomada dos grandes eventos esportivos e culturais em todo o país, todos sabem. Mas, Jaraguá do Sul entrou no circuito nacional dos eventos esportivos e tem atraído muitos eventos importantes, nos últimos anos, a exemplo do Camping da Seleção Brasileira de Taekwondo (2018), etapas dos Campeonatos Brasileiros Loterias Caixa de Atletismo (de 2018 até hoje), Taça Brasil de Voleibol Masculino e Feminino (2020), Campeonato Brasileiro de Seleções de Voleibol Feminino Sub 19 (2022 – o primeiro da história a ser realizado fora de Saquarema e de Brasília) e, há duas semanas, a Etapa regional CBB Sul- Sudeste do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub 18, que teve até troféu em homenagem aos Pioneiros do Basquetebol em Jaraguá do Sul.

A Confederação Brasileira de Basquetebol, por meio do seu secretário geral, Carlos Fontinelli e a Federação Catarinense de Basketball, Fabio Dechamps, destacaram em seus discursos, o trabalho que vem sendo feito em Jaraguá do Sul, em prol do basquetebol de base, que já é acompanhado e reconhecido pela Federação, há muitos anos e que recebeu também o reconhecimento da instituição que coordena o basquetebol no país, entregando às seleções vencedoras o “Troféu Pioneiros do Basquetebol Jaraguaense 1982  – Natália Lúcia Petry, Airton Luiz Schiochet e Guido Mannes”.

O troféu foi criado para comemorar os 40 anos em que os três professores de Educação Física (à época), com o apoio do professor Murillo Barreto de Azevedo, iniciaram os treinos de basquetebol em três escolas do município, utilizando aros improvisados para substituir as cestas. O resultado foi o surgimento de gerações de atletas de basquete nos dois naipes, a criação do Projeto Bola da Vez e a conquista de dezenas de títulos estaduais e nacionais, além da “exportação” de diversos atletas para grandes clubes brasileiros.

“O reconhecimento pessoal, sem dúvida, nos enche de orgulho, pois nós três éramos formandos de Educação Física, quando iniciamos o trabalho com o basquetebol e não vislumbrávamos, à época, que o basquete se tornaria uma das modalidades que conquistaria tantos troféus e se tornasse uma referência no estado e no país. Mas é preciso destacar que esse foi um resultado construído a muitas mãos”, afirmou o professor Airton Schiochet (Ito).

No voleibol, o reconhecimento à capacidade de realizar grandes eventos, veio com a possibilidade da realização da Taça Brasil de Voleibol 2023, na Arena Jaraguá. A edição de 2022 só deixou de ser realizado aqui, por falta de tempo hábil para as providências, pois a Confederação Brasileira de Voleibol – CBV aguardava a definição sobre retirada das medidas sanitárias.

Mas, na semana passada, o presidente da Federação Catarinense de Voleibol, Dante Klaser e do diretor-executivo da Confederação Brasileira de Voleibol, Radamés Lattari (ex-técnico da Seleção Brasileira), se reuniram com a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, professora Natália Lúcia Petry e o chefe de Gabinete da Prefeito, João Berti, para iniciar as tratativas com o intuito de trazer o evento novamente para Jaraguá do Sul.

“Estamos colhendo os frutos de um trabalho competente de toda a equipe, seja na implantação de novos espaços ou melhorias nos equipamentos desportivos do município, seja na implementação de programas de fomento ao esporte de base. Trabalhamos com profissionais com formação em suas áreas de atuação, com pessoas que respiram esporte, cultura e lazer diariamente e todas as nossas ações são planejadas sempre com muita antecedência. Tudo isso tem sido elogiado e reconhecido pelas entidades que coordenam as modalidades esportivas no país. Um orgulho para Jaraguá do Sul”, afirmou a Secretária Natália.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x