Comunidade católica encerra o ano do centenário da presença salesiana em Massaranduba
A Imagem de Dom Bosco peregrinou pelas 25 comunidades durante um ano e retornou a Igreja Matriz
19/08/2022
No último domingo de julho (31), a Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora trouxe em carreata até a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, a imagem de Dom Bosco. Nos últimos meses a imagem peregrina de Dom Bosco percorreu as 25 Comunidades, animando e mobilizando toda comunidade paroquial, os padres visitaram e abençoaram as famílias, houve novenas, oratórios, tudo no estilo salesiano de ser paróquia.
Em setembro de 2021 foi iniciado o ano de intensas comemorações da presença dos salesianos em Massaranduba que desde 1921, quando os padres lazaristas poloneses deixaram a região, os salesianos que estavam na Paróquia São Vicente de Paula, em Luiz Alves, a pedido do bispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira passaram a atender as comunidades de Massaranduba.
Na ocasião, a paróquia tinha cinco comunidades e hoje tem 25. A Imagem de Dom Bosco peregrinou pelas 25 comunidades durante um ano e retornou a Igreja Matriz. No Brasil, a obra salesiana começou há 139 anos.
Em 1875 o primeiro grupo de salesianos foi enviado à América do Sul para multiplicar o carisma salesiano e expandir o sonho de Dom Bosco. Oito anos depois, exatamente no dia 14 de julho de 1883, sete salesianos coordenados pelo inspetor Pe. Luís Lasagna chegaram oficialmente ao Brasil.
Em uma pequena chácara no bairro de Santa Rosa, em Niterói (RJ), foi fundada a primeira obra salesiana no país. Os salesianos estão presentes há um século em Massaranduba e desenvolvem seus trabalhos nas atividades pastorais, no catecismo, nos sacramentos e também no atendimento aos doentes.
Celebração com o Bispo encerra domingo a festividade
Esta semana – 16 de agosto – celebrou-se os 207 anos de nascimento de Dom Bosco, em Castelnuovo D’Asti. O encerramento das festividades do centenário da presença salesiana em Massaranduba será no domingo, 21 de agosto, com a santa missa às 9h, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Francisco Carlos Bach.
Desde quarta-feira e até sábado está acontecendo missas preparatórias ao evento religioso de domingo, em diferentes regiões da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Após a celebração de domingo com Dom Francisco será realizado um almoço de confraternização, por adesão, no salão paroquial.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!