Concerto de abertura do Femusc homenageia a MPB
A programação segue até 28 de janeiro, no Centro Cultural da Scar
10/01/2023
O concerto de abertura do 18º Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), na noite deste domingo (8), foi marcado por uma homenagem emocionante a grandes nomes da música popular brasileira. O sempre ‘poetinha’ Vinícius de Moraes, o sambista Ary Barroso e o mestre do cavaquinho Waldir Azevedo foram lembrados por suas composições que transcendem gerações. A ideia foi reverenciar esses virtuoses que, em 2023, fariam aniversário de 100 anos (Waldir Azevedo), 110 anos (Vinícius de Morais) e 120 anos (Ary Barroso).
Para a homenagem, subiram ao palco os músicos e também professores do Femusc Jane Duboc (canto), Marinho Andreotti (baixo elétrico e acústico), Ramon Montagner (bateria e percussão), Dino Barioni (guitarra e cordas dedilhadas), Daniela Spielmann (saxofones e flautas) e o regente e arranjador Marcelo Ghelfi (piano e teclados).
A programação segue até 28 de janeiro, no Centro Cultural da Scar. O evento recebe cerca de 900 músicos de 27 países e 17 estados brasileiros. Serão distribuídos 65 mil ingressos, e estima-se uma audiência de 50 mil pessoas nas transmissões online.
Nos vinte dias de espetáculos, a programação vai contemplar o tradicional e esperado “Concerto das Nações”, no qual músicos de diferentes nacionalidades sobem ao palco enaltecendo a própria cultura, a apresentação da orquestra sinfônica do Femusc, e três óperas, montadas exclusivamente para o festival, além das aulas, workshops e concertos em diversos locais públicos e entidades. No total, serão aproximadamente 200 apresentações, na Scar e também em pontos da comunidade, como shopping, hospitais e lar de idosos.
O Grande Concerto de segunda-feira, dia 9, contou com obras dos compositores Antônio Bertali, Henry Purcell e Johann Sebastian Bach. Todas as apresentações têm entrada livre e gratuita, mediante retirada antecipada dos ingressos. Os espetáculos principais são transmitidos ao vivo, em alta definição, pelo canal do YouTube do Festival: https://www.youtube.com/user/institutofemusc.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!