Guaramirim recebe concerto gratuito em homenagem à imigração europeia nesta sexta-fera (14)
Maestrina Denise Mohr rege concerto da Orquestra IFSC | Fotos: Crix Franco
Um concerto gratuito promete emocionar o público de Guaramirim ao homenagear dois marcos históricos: os 200 anos da imigração alemã e os 150 anos da imigração italiana no Brasil. O evento será realizado no dia 14 de novembro, às 19h30, na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana, localizada na Rua 28 de Agosto, 1887, no Centro da cidade.
A apresentação é conduzida pelo Coral do Centro de Cultura Alemã, acompanhado pela Orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e solistas convidados. Juntos, eles levarão o público a uma verdadeira viagem musical pelas tradições culturais da Alemanha e da Itália.
Homenagem musical aos imigrantes
Com um repertório cuidadosamente selecionado, o Concerto dos Imigrantes inclui obras clássicas de Johann Strauss (pai e filho), como “Danúbio Azul” e “Radetsky March”, além de composições de Mozart e Verdi. Também haverá espaço para músicas populares e folclóricas como “Con te partirò”, trilhas de filmes de Ennio Morricone e “Bella Ciao”.
Segundo a maestrina Denise Mohr, parte do repertório recebeu arranjos especiais feitos por ela e pelo regente assistente Luis Ramirez, destacando peças como “Tulpem aus Amsterdam”. “Celebrar a cultura dos imigrantes por meio da música nos faz reviver memórias e valorizar nossa história”, afirma Denise.
Outras apresentações na região
Além de Guaramirim, o concerto também será apresentado em Jaraguá do Sul. As próximas datas incluem:
Conteúdos em alta
- 16/11 (domingo), às 19h: Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Apóstolo Tiago
- 30/11 (domingo), às 9h: Comunidade Luterana Apóstolo Pedro
Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.

Como isso impacta sua vida?
Em uma região marcada pela presença alemã e italiana, a iniciativa reforça laços de identidade e memória, celebrando a diversidade que molda a história local. Além disso, valoriza a produção artística regional e oferece acesso gratuito a cultura de qualidade.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.