Produtor de SC conquista prêmio com cacho de banana de 73 kg, veja as fotos!
Foto: Divulgação/Epagri/Renata Rossa
Um concurso de cachos de banana em Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, surpreendeu pelo tamanho dos exemplares apresentados. O campeão desta edição alcançou a impressionante marca de 73,1 kg, o equivalente ao peso médio de um homem adulto.
A 2ª Exposição de Cachos de Banana reuniu 38 produtores da região. Os participantes apresentaram cachos das variedades caturra e prata (também conhecida como branca), avaliados por tamanho, peso, aparência, sanidade, manejo, comprimento e diâmetro das frutas.
O maior cacho, da variedade caturra, foi cultivado por Adenilson Antunes Ramos, da comunidade de Rio Novo. O exemplar atingiu 73,1 quilos. Na categoria prata, o destaque ficou com Marcelo Feltrin, de São Brás, que apresentou um cacho de 36,2 quilos.

Além do peso, a qualidade das frutas
A avaliação técnica contou com jurados atentos a detalhes que poderiam comprometer a qualidade das frutas, como restos florais, manchas e sinais de maturação precoce. “No inverno, as bananas tendem a ser mais magras e vincadas, mas isso não necessariamente significa defeito. O problema é quando amadurecem cedo demais, pois perdem vida útil”, explicou Bertolino Vilvert, presidente da Associação de Bananicultores de Luiz Alves (Abla).
Os jurados selecionaram, em etapas, os dez melhores exemplares e, posteriormente, os cinco finalistas de cada categoria.

Os vencedores do concurso
Categoria caturra:
Conteúdos em alta
- Adilson Lourenço Antunes Ramos (Rio Novo)
- Marcos Alexandre Vilvert (Rio Novo)
- Luis Felipe Habitzreiter (São Brás)
- José Vilvert (Rio Novo)
- Fábio Bittencourt Bettoni (São Brás)
Categoria prata:
- Aline Maria Kons Rech (Nossa Senhora da Conceição)
- Alcir Leonardo Rech (Nossa Senhora da Conceição)
- Marcelo Feltrin (São Brás)
Como isso impacta sua vida?
Por trás de uma notícia inusitada como esta, está o trabalho de produtores que reforçam a relevância da agricultura familiar em Santa Catarina. Além de movimentar a economia local, iniciativas como essa incentivam práticas de manejo e qualidade que beneficiam toda a cadeia produtiva e o consumidor final.
Maria Eduarda Günther
Jornalista em formação na FURB, nascida em Jaraguá. Cresci entre filmes, livros e peças teatrais. Após criar conteúdo para redes socias sobre Formula 1 e esportes descobri a paixão por jornalismo e a área de comunicação. Nunca perco a oportunidade de conhecer novos lugares e novas histórias por ai.