Guaramirim

Contribuinte pode doar parte do imposto de renda a fundos sociais

Algumas entidades já beneficiadas são a Apae de Guaramirim, Bombeiros Voluntários, Ação Social, entre outros

02/03/2023

Com o início do período para declaração do Imposto de Renda, em março, a Prefeitura de Guaramirim/Secretaria de Desenvolvimento Social, iniciou o chamado para que a população opte pela doação de parte do imposto para os projetos sociais da cidade. Os valores podem ser destinados diretamente ao Fundo Municipal da Infância e da Adolescência (FIA) e ao Fundo Municipal do Idoso de Guaramirim (FMIG).

Os recursos provenientes das declarações de imposto de renda são destinados para uma conta específica do fundo, gerida pelo Conselho Municipal, e ficam disponíveis para o próximo ano. Eles são investidos em projetos que beneficiam a população em vulnerabilidade nas mais diversas áreas: educação, esporte, social, entre outros

Algumas entidades já beneficiadas são a Apae de Guaramirim, Bombeiros Voluntários, Ação Social, entre outros. Em 2022, foram investidos mais de R$ 1 milhão por meio de repasses a seis entidades sociais. Nove projetos puderam ser desenvolvidos somente por meio dos recursos do IR.

A Prefeitura destaca que a doação incentivada aos fundos é apenas uma destinação direta do imposto devido. O dinheiro doado não “sai do bolso” do doador. É apenas uma forma que ele pode destinar diretamente o seu imposto de renda para uma ação governamental de sua escolha. Quando o contribuinte não destina parte do imposto devido (pago ou a pagar), ele é destinado ao Governo Federal e gerido pelo Tesouro Nacional.

Para saber como doar ou obter outras informações, o contribuinte pode ligar no 3373-0166 ou mandar e-mail para conelhos@guaramirim.sc.gov.br.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x