Geral

Cooperbam chega aos dez anos e projeta expansão dos negócios em Massaranduba

Atualmente tem 28 associados e sede própria localizada nas margens da SC-415

22/10/2021

Por

Cooperbam chega aos dez anos e projeta expansão dos negócios em Massaranduba

Banco de imagens JDV

A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Massaranduba (Cooperbam), fundada em 20 de outubro de 2011, por 22 sócios, completou dez anos. No entanto, o movimento iniciou em 2008 por ocasião do projeto de modernização do cultivo da banana. Atualmente tem 28 associados e sede própria localizada nas margens da SC-415, no principal acesso a localidade de Massarandubinha.

Na sede estão instalados o setor administrativo e as câmaras de climatização onde as frutas dos associados e adquiridas de terceiros passam pelo processo e seguem para o mercado consumidor, com maior volume no Paraná. O presidente Célio Jaroczinski diz que os 10 anos da Cooperbam serão marcados no sábado (23), com uma confraternização restrita envolvendo associados e parceiros.

A Cooperativa conta com uma frota de 15 veículos – 14 são caminhões – para distribuição da fruta, em média 12 mil caixas semanais. Oitenta por cento é banana caturra. A sede, concluída em 2017, tem 900 m2 de área construída e parte da energia consumida vem das placas fotovoltaicas instaladas sobre o telhado, reduzindo o custo.

A Cooperbam tem projeto de industrialização da banana excedente, ou aquela que não vai ao mercado devido ao tamanho, por exemplo, para produção de doces, banana passa, balas e também para a merenda escolar.

Um novo galpão será construído, com 790 m2. “Queremos vê-lo pronto até dezembro. A ideia não é nova e só não foi executada antes devido à pandemia”, explicou o presidente Célio. Ele lembra que apoios importantes e a acreditação dos sócios foram fundamentais para a Cooperbam alcançar a primeira década de existência, com sucesso.

“Só temos de agradecer por tudo. Nada é fácil, mas temos perseverança, vontade e fé de prosperar no negócio, com a força do cooperativismo”, concluiu.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x