Geral

Corupá compra mil testes para a covid-19 e resultados saem em 15 minutos

A quantidade é suficiente para atender a demanda do município por aproximadamente três meses. Antes do teste, é preciso passar por avaliação médica

19/01/2021

Por

O Município de Corupá, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu mil testes do tipo antígeno, para serem usados em pacientes com suspeita de contaminação pelo coronavírus. De acordo com a secretária Franciesca Lunelli, trata-se de um exame extremamente confiável e o resultado fica pronto em 15 minutos.

“Essa era uma queixa frequente das pessoas que realizam o teste, pela necessidade de esperar alguns dias para saber se estava ou não com o vírus”, destacou. Ela ressalta que a quantidade é suficiente para atender a demanda do município por aproximadamente três meses. Antes do teste, é preciso passar por avaliação médica.

Leia mais:

A secretária de Saúde lembra que as pessoas que apresentarem os sintomas devem recorrer ao Pronto Atendimento e passar por uma avaliação do médico. Será ele que, após conversar com o paciente, encaminhará ou não para o teste, que será realizado na Central Covid, instalada aos fundos do P.A.

“Para que o resultado seja eficaz, a pessoa deve se submeter ao teste entre o 3ª e o 7º dia com os sintomas. Então, a equipe técnica do Pronto Atendimento notificará a central, que por sua vez, agendará a realização do exame e manterá contato diário com o paciente para monitoramento do seu estado clínico”, finalizou Franciesca Lunelli.

Acervo digital de certidões

O Arquivo Público do Estado de Santa Catarina tem mais um projeto para sair do papel em 2021. O acervo digital vai contar com mais de nove mil volumes de certidões de nascimento, casamento e óbito de cartórios catarinenses, do período de 1918 a 1989.

O projeto para digitalização destas certidões vem de uma parceria do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons).

O processo de digitalização começou no início de dezembro e seguirá no primeiro semestre de 2021. Primeiramente estão sendo digitalizadas as certidões de óbito, que serão seguidas das certidões de casamento e nascimento. O objetivo é de que os representantes digitais estejam disponíveis no site do APESC no segundo semestre de 2021, além de estarem no site da Family Search.

 

Receba as notícias do JDV no seu WhatsApp!

Notícias relacionadas

x