Corupá

Corupá inicia coleta de lixo pelo Vale Valoriza do Cigamvali

A parceria com o CIMVI é relevante, considerando que o modelo é uma das referências na região no manejo e a destinação de resíduos sólidos.

14/04/2023

Primeiro foi Guaramirim e esta semana Corupá. O Vale Valoriza – Valorização de Resíduos, do Consórcio Cigamvali estava sendo planejado fazia dois anos e no dia 31 de março iniciou em Guaramirim e, na segunda-feira (10), em Corupá.  A coleta e destinação do lixo, através de contrato consorciado, é de responsabilidade solidária entre as Prefeituras envolvidas e o Cigamvali, que fazem o gerenciamento, a contratação e a fiscalização da prestação de serviços por meio da HMS, que venceu a concorrência. 

De acordo com o diretor executivo do Consórcio, Fabiano Spézia, foi firmada parceria com o CIMVI – Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, para onde o lixo doméstico de Guaramirim e de Corupá são enviados.

Nesse primeiro momento é apenas o lixo comum, mas a coleta seletiva deve ser ampliada – no caso de Guaramirim – e implantada em Corupá, onde inexiste. Para Fabiano, a proposta não é apenas enterrar o lixo no aterro sanitário, mas valorizar os resíduos, mediante o aproveitamento de todos os materiais recolhidos.

A parceria com o CIMVI é relevante, considerando que o modelo é uma das referências na região no manejo e a destinação de resíduos sólidos. Atualmente o programa Vale Muito Cuidar atende 15 municípios.

Cumprir as metas previstas no plano intermunicipal de resíduos sólidos e no marco regulatório do saneamento é um dos compromissos do Cigamvali junto aos seus municípios. “Promover a valorização do resíduo sólido é garantir uma política pública eficiente”, registra Fabiano.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x