Corupá ganha primeira rede de esgoto, com previsão para sistema de tratamento

Obra de abertura da primeira rede de esgoto de Corupá Foto: PMJS
As obras da primeira rede de esgoto de Corupá já começaram e estão em andamento nas ruas Carlos Rutzen, Rudolfo Rengel e Martin José Hauck, no bairro Vila Isabel. A implantação faz parte de um projeto mais amplo, que prevê que toda nova pavimentação no município passe a contar também com a instalação da rede coletora de esgoto.
Além da nova rede, as equipes estão realocando a tubulação de água para as calçadas, etapa necessária para viabilizar as obras de pavimentação, que serão executadas com recursos de emendas parlamentares do deputado estadual Fernando Krelling e da senadora Ivete da Silveira.
Pavimentação só com esgoto implantado
De acordo com o presidente da Águas de Corupá, Dieter Werner, a antecipação da rede de esgoto antes da pavimentação evita retrabalho e desperdício de recursos públicos. “A partir de agora, toda rua que for pavimentada já terá também a rede de esgoto instalada”, afirmou.
Tratamento definitivo virá depois
Por enquanto, a nova rede será conectada a uma caixa coletora provisória, até a construção do sistema definitivo de tratamento de esgoto. Segundo Dieter, a iniciativa faz parte da construção de um modelo de saneamento moderno e eficiente para Corupá.
O prefeito Eddy Edgard Eipper acompanha de perto o andamento dos trabalhos e reforçou a importância da obra para o município. “A implantação da rede coletora de esgoto sanitário é um importante avanço para Corupá e uma prioridade da nossa gestão”, destacou.
Como isso impacta sua vida?
Para quem mora em Corupá, a implantação da primeira rede de esgoto representa mais qualidade de vida, saúde pública e valorização dos imóveis. Além de preparar a cidade para crescer de forma mais organizada e moderna, o projeto evita obras futuras e retrabalho, garantindo que as ruas pavimentadas já contem com infraestrutura completa. Quando concluído, o sistema definitivo de tratamento também vai contribuir para a preservação dos rios e da natureza, que fazem parte da identidade do município.
Conteúdos em alta


Marcio Martins
Profissional da comunicação desde 1992, com experiência nos principais meios de Santa Catarina e no poder público. Observador, contador e protagonista de histórias, conheço Jaraguá do Sul como a palma da mão