Santa Catarina

Comando da PMSC distingue Jaraguá pelo Prêmio Cidades Excelentes

Santa Catarina se destacou nacionalmente no quesito Segurança Pública.

10/01/2024

Com o programa Plano de Comando 360º, que institui uma programação das atividades até 2033, a PMSC está trabalhando para atingir um nível de desempenho e eficiência ainda mais elevado.

CQ4-Comando da PMSC distingue Jaraguá pelo Prêmio Cidades Excelentes

Comando da PMSC distingue Jaraguá pelo Prêmio Cidades Excelentes

 

Atualmente a PMSC está no nível 4.0, mas está trabalhando para atingir o nível acima em 2024. O Coronel Aurélio Pelozato da Rosa, comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina,

 

esteve em Jaraguá do Sul na terça-feira, no auditório do Centro de Inovação, quando palestrou sobre Ordem Pública, refletindo sobre o papel da Polícia Militar e das demais instituições nesse tema, que envolve também a segurança pública.

 

Ele aproveitou para entregar ao prefeito Jair Franzner uma homenagem a Jaraguá do Sul pela conquista do Prêmio Band de Cidades Excelentes, na categoria Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, em cidades acima de 100 mil habitantes.

 

Também Treviso (até 30 mil habitantes) e Pomerode (de 30 a 100 mil) receberam a distinção, em dezembro, em Brasília, na mesma categoria, com base em dezenas de indicadores levantados pelo Instituto Áquila.

 

Santa Catarina se destacou nacionalmente no quesito Segurança Pública. “Isso se deve, principalmente, à integração das Forças de Segurança catarinenses e da visão do Governo em valorizar os investimentos e as demandas apresentadas pelo setor”, avalia Pelozato.

 

No Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, do site My Side – Guia Imóveis (indicador exclusivo leva em conta a taxa de óbitos violentos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro) o Estado aparece com 6,9 homicídios, enquanto em comparação no mesmo índice, outros Estados estão a 45% a 60%.

 

Jaraguá do Sul foi escolhida a cidade mais segura do Brasil, com 2,3 homicídios para cada 100 mil habitantes e Florianópolis é a Capital mais segura do país, com 8,6 homicídios a cada 100 mil habitantes. Por consequência, Santa Catarina é o Estado mais seguro do território brasileiro.

 

“Estamos a cada dia e cada mês batendo recorde de apreensões de drogas. O latrocínio caiu em mais de 50% em Santa Catarina, os crimes de furtos e roubos contra a pessoa caíram sensivelmente”, afirma o comandante-geral da PMSC.

 

CQ4-Comando da PMSC distingue Jaraguá pelo Prêmio Cidades Excelentes

Presidente da Câmara, Osmair Gadotti – Matéria: Comando da PMSC distingue Jaraguá pelo Prêmio Cidades Excelentes

 

O presidente da Câmara, Osmair Gadotti, e o prefeito Jair Franzner, destacaram o orgulho de receber o prêmio nacional na área de desenvolvimento econômico e ordem pública.

CQ4-Comando da PMSC distingue Jaraguá pelo Prêmio Cidades Excelentes

Prefeito Jair Franzner – Matéria: Comando da PMSC distingue Jaraguá pelo Prêmio Cidades Excelentes

 

O prefeito Jair registrou que nos últimos anos o município investiu mais de R$ 20 milhões na segurança pública, na aquisição de viaturas, armamentos, monitoramento e manutenção das atividades.

 

“Queremos que essa proximidade se amplie com as nossas forças de segurança, para a maior segurança da nossa comunidade”.

 

 

 

CQ5-Coronel Pelozato palestra sobre o Plano de Comando 360º

Pensando nas pessoas, em relação à corporação, em 2023 a PMSC não perdeu nenhum de seus policiais em serviço, ou em confronto. A Polícia Militar de Santa Catarina destaca o trabalho preventivo que é feito em todas as cidades.

 

Um trabalho que inicia com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que no ano passado formou 71.612 alunos. Com a Rede de Proteção da Mulher, a PMSC atendeu em 2023 mais de 30 mil mulheres vítimas de violência doméstica.

 

CQ4-Comando da PMSC distingue Jaraguá pelo Prêmio Cidades Excelentes

Coronel Pelozato – Matéria: Comando da PMSC distingue Jaraguá pelo Prêmio Cidades Excelentes

Em sua fala, o comandante-geral, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, ressaltou a importância da mudança na perspectiva de “Segurança Pública” para “Ordem Pública”, conceito mais amplo, que abrange vários setores da sociedade. Ele apresentou o Plano Estratégico Comando 360º que será levado a todos os municípios de Santa Catarina, em até seis meses.

 

Seguimos firmes na nossa missão de preservar a ordem, proteger a vida. O 12º Comando Regional, com a chefia da Coronel Arlene vai levar as informações a todas as unidades da sua jurisdição – o 3º Batalhão de Canoinhas, o 14º Batalhão de Jaraguá do Sul, o 23º Batalhão de São Bento do Sul e o 38º Batalhão de Mafra.

 

“Estamos diuturnamente, trabalhando para preservar a ordem e proteger a vida de todas as pessoas, que está no primeiro capítulo do Plano de Comando 360º”.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x