Geral

Cras de Jaraguá registra aumento de 5,22% no índice de ausência no primeiro trimestre de 2022

Os dados foram divulgados pela secretaria de Assistência Social e Habitação do município

22/04/2022

Os sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Jaraguá do Sul registraram no primeiro trimestre de 2022, um aumento de 5,22% no índice de ausência em atendimentos agendados comparando com o mesmo período de 2021. Esse tipo de ocorrência é conhecida como “absteísmo”, termo que define um padrão habitual de ausência no processo de trabalho, dever ou obrigação. Os dados foram divulgados pela secretaria de Assistência Social e Habitação do município.

Este é um dos principais problemas enfrentados hoje nas unidades de atendimento da Assistência Social em Jaraguá do Sul. Muitos usuários, pessoas em vulnerabilidade social, não comparecem aos atendimentos agendados nas unidades. Dos 5113 agendamentos feitos nos sete Cras, foram registradas 804 ausências até março deste ano, ou seja, um índice de 15,72%. Em 2021 este percentual foi de 10,5%.

Para a gerente de Proteção Social Básica da secretaria, Bruna Nagel Pauli, a ausência traz prejuízos aos demais usuários que estão na fila de atendimento e ainda gera despesas aos cofres públicos. “Isto acaba tirando vagas de quem realmente mais precisa, mas que está no fim da lista, esperando”, observa.

Entre as unidades que registra maior índice de absenteísmo está o Cras do bairro Santo Antônio. A unidade registra uma média trimestral aproximada de 200 agendamentos com um índice de absenteísmo superior a 15%.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x