Geral

Cresce o número de candidatos a prefeito no Vale do Itapocu

Dos 21 pretendentes que concorreram 2016, agora são 25 correndo atrás do cargo politicamente mais importante no âmbito municipal.

14/11/2020

Por

Cresce o número de candidatos a prefeito no Vale do Itapocu

A lista de candidatos que vão disputar as eleições majoritárias em 15 de novembro nos sete municípios da região do Vale do Itapocu, cresceu. Dos 21 pretendentes que concorreram 2016, agora são 25 correndo atrás do cargo politicamente mais importante no âmbito municipal.

Em São João do Itaperiu, o menor colégio eleitoral da região, com pouco mais de 3,3 mil votantes, são três pretendentes.  Corupá, com cerca de 19 mil eleitores, se destaca pelo inusitado: dos três candidatos ao Executivo, duas mulheres encabeçam chapas majoritárias.

Mas em Schroeder, com pouco mais de 13 mil eleitores, a desproporção ultrapassou qualquer expectativa com o lançamento de seis candidaturas.

Nos outros municípios da região, Guaramirim terá três candidatos a prefeito, o mesmo número de 2016; Jaraguá do Sul três, contra os quatro da disputa de quatro anos atrás; Massaranduba três (dois na última eleição) e Barra Velha com seis (foram quatro em 2016).

Em Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Barra Velha e São João do Itaperiu os atuais prefeitos disputam um segundo mandato. Em Schroeder, reeleito em 2016, Osvaldo Jurck está impedido pela legislação eleitoral de concorrer a um terceiro mandato consecutivo. Em Corupá, João Gottardi (PSD) não disputará a reeleição.

 

Câmara de Vereadores

Em função da proibição de coligações nas eleições proporcionais, o que também valerá em 2022 na disputa para deputado estadual e federal, aumentou verticalmente o número de pretendentes às 47 vagas nas câmaras de vereadores da região: são nada menos que 540 inscritos no Superior Tribunal Eleitoral.

Jaraguá do Sul, maior colégio eleitoral do Vale do Itapocu, registrou 192 candidaturas a vereador. Na proporção de 17,4 candidatos para cada uma das 11 vagas. Guaramirim vem em seguida com 119 candidatos para nove vagas (13,2 candidatos por cadeira).

O terceiro maior número de candidatos a vereador está em Schroeder, com 100 (média de 11,1candidato/9 vagas). Depois aparecem Corupá, com 76 (8,3 candidatos/vaga) e Massaranduba com 54 nomes (proporção de seis candidatos por vaga).

(Com informações de Flavio Brugnago)

Notícias relacionadas

x