Cultura

Cultura polonesa prepara evento típico para o início de setembro

A Associação da Cultura Polonesa de Jaraguá do Sul está completando 20 anos

04/08/2022

Por

Cultura polonesa prepara evento típico para o início de setembro

F.J.Brugnago

A Associação da Cultura Polonesa de Jaraguá do Sul está completando 20 anos. Ela foi fundada para manter a cultura e tradição polonesa aos seus descendentes e simpatizantes e para marcar a data realiza no dia 3 de setembro, jantar típico e baile nas dependências da Comunidade São Francisco de Assis, Bairro Centenário, próximo a DG da Weg.

Com a religiosidade muito forte, a comemoração começa às 19h30min com a missa na Igreja Matriz São Francisco de Assis e após o jantar com os sabores tradicionais da culinária polaca. O ingresso dá direito ao jantar e café, além de boa música do animado Ignácio Arendt. O valor é R$ 75,00.

A Associação conta com sede própria desde 8 de junho de 2013. Fica na Rua Alvino Stein 512, Bairro São Luís. A participação de poloneses na história de Jaraguá do Sul é conhecida desde 1912 por meio dos livros eclesiásticos, quando Jaraguá tinha em torno de oito mil habitantes e destes, 500 eram polacos, ou 6% da população da época.

Consta no relatório dos padres daquele período de que se rezava em polaco nas comunidades de Ribeirão do Cavalo e Poço D`Anta. O percentual continua em torno de 6% de acordo com pesquisa de novembro de 2001, conforme consta no documento “Etnias de Jaraguá do Sul” que se encontra no sítio eletrônico da Prefeitura.

A Associação sempre participa dos desfiles festivos em Jaraguá do Sul e se destaca pelos belos e coloridos trajes, inspirados nos usados na Polônia. No dia 25 de julho, no Parque Arena Jaraguá, o grupo se destacou pelos trajes e pela alegria.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x