Corupá

Darci Rutsatz lança livro infantil inspirado na Rota das Cachoeiras de Corupá

A história apresenta em forma de poesia, o nome das 14 quedas d’água da Rota das Cachoeiras

01/07/2021

Por

A professora, pedagoga e jornalista Darci Rutsatz lançou seu primeiro livro “No Vale das Cachoeiras”, inspirado na Rota das Cachoeiras, de Corupá. O livro infantil faz parte da coletânea da Campanha Livro Livre – Literatura Preservar é Amar, desenvolvido pela secretaria de Educação e Cultura de Corupá, em parceria com o Instituto Evoluir e Grupo Lunelli.

Leia mais

“Meu objetivo é resgatar a história da Rota das Cachoeiras, valorizando as pessoas que trabalharam arduamente na abertura das trilhas, ao grupo que deu nome as cachoeiras ao prefeito Blunk, que inaugurou a rota em 7 de julho de 1990”, registra.

Darci não esquece de Júlio Hupka e Miro Silva (em memória), que deram nome as cachoeiras, juntamente com Gervásio Zanghelini (em memória), Juvenal Mokwa e padre João Heidemann, além de Cristina Marques, do Instituto Evoluir, e Grupo Lunelli.

A história apresenta em forma de poesia, o nome das 14 quedas d’água da Rota das Cachoeiras, em Corupá.

Projeto Livro Livre “Preservar é Amar” 2021 é lançado

Em julho, começa o projeto Livro Livre-Literatura para todos – “Preservar é Amar”, uma iniciativa cultural, que permite aos alunos trocarem material reciclável por livros de literatura infantil. A cada um quilo de material reciclável (plástico, papel, papelão, pet) recolhido, o aluno troca por um livro.

A campanha “Livro Livre- Literatura para todos -Preservar é Amar, é desenvolvido pelo Instituto Evoluir de Blumenau, com o apoio da secretaria de Educação e Cultura, de Corupá. É patrocinado pelo Grupo Lunelli e Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, em que empresas deduzem imposto de renda. O lançamento da campanha foi na manhã de quinta-feira (24), na chácara Nono Lunelli, em Nereu Ramos. O evento foi direcionado para os professores regentes de pré-escola ao 5º ano, professores de inglês dessas turmas e convidados.

Na campanha deste ano foram lançados quatro livros: No Vale das Cachoeiras, de Darci Rutsatz;  Téo e a caça ao tesouro, de Nenno Silva; Se eu contar, ninguém acredita, de Leoní Cimardi e, Macamigos em Família, de Cristiano Sieves e Raquel Reis. O objetivo principal é formar leitores e possibilitar que a criança conquiste seus livros, por meio de uma ação educativa de preservação e conservação do meio ambiente.

Alunos ganham livros trocando por materiais recicláveis

Neste ano, o projeto envolve 1.397 alunos de pré ao 5º ano, de escolas da rede municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees, José Pasqualini e São José, dos quais 392, da educação infantil e 1.005 do ensino fundamental. A duração será de até três meses e distribuição dos livros até no mês de setembro. Ao longo do projeto, objetiva-se estimular o hábito da reciclagem. Os livros também possuem uma versão do texto em inglês.

Durante a campanha, cada aluno pode conquistar quatro livros de literatura infantil. A autora corupaense Darci Rutsatz diz que o livro “No Vale das Cachoeiras” surgiu com o objetivo de resgatar a história da Rota das Cachoeiras e valorizar as pessoas que com esforço e dedicação abriram as trilhas e trabalharam arduamente para a abertura dos caminhos. No dia 7 de julho, o Parque Rota das Cachoeiras completa 31 anos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x